O que fazer antes do Enem?

o que levar para o enem

Foram meses e meses de estudo, muito planejamento, exercícios feitos e dúvidas tiradas para o grande dia. E ele finalmente chegou! O primeiro dia de prova do Enem é esse domingo e eu aposto que, apesar de super preparados, vocês também estão ansiosos para saber se estão levando os materiais certos e se preparado direitinho pra hora da prova. 

Por isso, separamos algumas dicas para garantir que, no grande dia, toda sua concentração vai estar nas questões da prova e tudo mais sairá nos conformes. Vamos ver?

Comece a se preparar na manhã do sábado

Dependendo do seu local de prova, talvez você precise acordar mais cedo para chegar na prova com calma e sem correria. Se esse for o caso, mude sua rotina um pouco antes. Amanhã, acorde na mesma hora que você deverá acordar domingo e siga sua rotina como fará antes da prova. Tome café e almoce mais cedo e acostume seu corpo a esse ritmo.

Analise o melhor caminho até o local de prova

Confirme mais uma vez onde você fará a prova. Descubra como chegar ao local e decida qual meio de transporte usará. A prova é no domingo, mas mesmo assim, com a movimentação do Enem, o entorno do local pode estar engarrafado. Preveja isso no seu planejamento.

Não estude

Raramente você ouve essa dica, não é? Mas dessa vez é real! A véspera do Enem é um dia de descanso. Saia com seus amigos, fique em família e divirta-se. Isso fará diferença no seu humor para a prova. Com certeza você já estudou e leu todos os materiais que podia. Por isso, fique tranquilo, você estará preparado :D

Nada de grandes novidades

Investir num novo esporte, experimentar comidas novas ou comer algo super pesado: má ideia. Sua véspera deve ser tranquila e deixar seu corpo e mente bem saudáveis e descansados para o domingo.

Chegue cedo, mas nem tanto

Estar no seu local de prova com antecedência é crucial. Garanta que todo seu planejamento sairá de forma que você tenha tempo de sobra para chegar. Ainda assim, não chegue com horas e horas de antecedência. Esperar do lado de fora por muito tempo vai te cansar e aumentar sua ansiedade até o momento de entrar. 

Prepare uma checklist

Pode parecer desnecessário, mas, na hora de sair de casa, você pode acabar esquecendo de algo muito óbvio (como váaarias canetas pretas :D). Liste cada um dos itens que você deve levar com você e faça o check completo antes de sair para garantir que está levando tudo: canetas pretas de material transparente, seu documento, cartão de confirmação, água e lanches leves.

Tenha os alimentos certos com você

Chocolate é um bom alimento para dar energia, mas sua digestão é lenta. Prefira algo como barras de cereais, que cumprem essa função e não causam dor de estômago ou enjôo. E claro, nem precisa dizer: tenha com você uma garrafa de água durante a prova. A hidratação é super importante para o bom funcionamento do corpo e raciocínio.

Agora que você conferiu tudo que precisa pra ter uma prova super tranquila, respira e confia: você vai arrasar nesse Enem! <3