Otimize seus estudos com a técnica Pomodoro

Celular, televisão, redes sociais, videogame… Quantas vezes tudo isso acabou sendo uma prioridade no seu dia, e quando você se deu conta os estudos ficaram para depois? Só que no dia seguinte a história se repetiu e você se viu atolado em uma lista de tarefas não cumpridas, livros não lidos e disciplinas atrasadas?

Se você se identificou com essa história, saiba que não está sozinho. O problema da procrastinação, ou deixar as coisas para depois, é constante na vida de estudantes. Porém uma técnica criada na década de 80 pode ajudar a mudar esse cenário: a técnica Pomodoro. Quer saber como ela funciona? Confira o nosso post!

Técnica Pomodoro

No final dos anos 80, o italiano Francesco Cirillo, preocupado com a baixa produtividade, assim como você, criou uma técnica chamada de Pomodoro para controlar o tempo de dedicação aos estudos.

O método é simples e se baseia em estimular o seu cérebro a se concentrar em uma única atividade, durante blocos de tempo de 25 minutos — também chamados de pomodoros. No fim de cada um, é necessário fazer uma pausa de 5 minutos para descanso. A cada quatro blocos de tempo, você pode parar por um período de 30 minutos.

O mais importante da técnica é se dedicar, exclusivamente, a uma única atividade. Por, exemplo, se você terminar uma tarefa antes do tempo, use os minutos finais para revisá-la.

Otimizando os estudos com a técnica Pomodoro

Você deve estar se perguntando como isso funciona na prática. O método pode ser um pouco difícil no início, mas, com disciplina, o seu rendimento pode aumentar em um curto espaço de tempo, pois você estará estimulando a sua mente a manter o foco. Para otimizar os seus estudos, siga esses passos:

  • Comece criando uma lista de tarefas nas primeiras horas do seu dia, de acordo com o seu grau de urgência ou nível de dificuldade;
  • Se desconecte, desligue o celular e comece a executar a primeira atividade ou leitura de uma disciplina de estudo. Marque em um cronômetro o tempo de 25 minutos e só pare após o final. Caso seja interrompido ou se distraia, comece novamente;
  • Faça uma pausa de 5 minutos para realizar outras atividades ou descansar. Esse intervalo é muito importante, pois serve para recompensar o seu cérebro pelo trabalho e ensiná-lo a associar o tempo de estudo com o tempo de recompensa;
  • Depois da pausa, inicie a segunda tarefa da sua lista;
  • Repita o processo 4 vezes e na última etapa faça uma pausa de 30 minutos.

Benefícios da técnica Pomodoro para os estudos

O principal objetivo da técnica Pomodoro é te ajudar a ter uma vida mais organizada e livre de tarefas acumuladas, que você vive deixando para amanhã. Essa produtividade te ajuda a cumprir metas mais facilmente e a encontrar um tempo livre para se dedicar a si mesmo e aos seus relacionamentos. Outros benefícios são:

  • capacidade de aumentar a concentração;
  • estímulo da agilidade cerebral;
  • alívio da ansiedade;
  • controle melhor o tempo;
  • diminuição das interrupções.

É claro que é impossível controlar tudo o que acontece no mundo, como um telefone tocando ou uma enxaqueca repentina. Mas, seguindo esse método, você pode evitar se distrair com pausas desnecessárias para checar o Facebook ou responder uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.

De modo geral, a técnica pode ser utilizada em qualquer tipo de atividade, mas algumas coisas do dia a dia, como fazer uma ligação ou arrumar a casa, não precisam, necessariamente, caber em um tempo de 25 minutos. Para muitos estudantes, também é impossível concluir uma única tarefa nesse intervalo e partir para uma seguinte, sem finalizar a anterior.

Assim, comece praticando a técnica com leituras mais simples, ou divida as suas disciplinas em partes, que podem ser estudadas a cada bloco de tempo. O mais importante é que você adapte a técnica Pomodoro da forma que melhor se encaixe na sua rotina e no seu processo de estudo.

E você, vai testar a técnica Pomodoro no seu dia a dia? Quer conferir mais dicas como essa? Então curta a nossa página no Facebook para acompanhar outras novidades que podem ajudar a melhorar a sua produtividade!