Planejamento Enem: descubra como organizar seus estudos


As preparações para o Enem começaram com tudo e é provável que você esteja se perguntando: mas por onde eu começo? Se preparar ao longo de um ano de estudos inteiro pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente no quesito organização. Como criar um planejamento tão longo?

Algumas técnicas e alternativas são muito importantes para manter a disciplina ao longo dos meses. Isso vai garantir que seus estudos vão abordar todos os tópicos.

Crie planejamentos semanais

Como são muitos meses até a prova do Enem, é importante que sua organização se divida por semanas. Assim fica mais fácil administrar seu tempo. Divida as matérias ao longo dos 7 dias.

Organize seus horários

Definir as horas dedicadas pra estudo é essencial para não perder o foco. Se sua rotina é cheia normalmente, duas a três horas é um bom tempo para isso. Use uma agenda – virtual ou física mesmo – para dividir suas atividades.

Equilibre o tempo por matéria

Se você tem mais dificuldade com uma matéria, é melhor priorizá-la. Tem problemas com matemática ou física, por exemplo? Dedique mais tempo à essas matérias durante a semana.

Organize seus materiais

Não adianta montar um cronograma de estudos perfeito se, na hora de botar a mão na massa, você nem sabe quais materiais vai usar, certo? O ideal é que seus materiais estejam separados por matérias e tópicos, pra que fique mais fácil de achar na hora de estudar aquele assunto. Além disso, você pode usar redes de estudo como o >Passei Direto, que tem materiais de todas os assuntos, já organizados por matérias.

Crie prazos realistas

Por mais que você queira ler e reler todos os assuntos possíveis de cada matéria, sabemos que isso não vai ser possível. Criar um planejamento sem brechas de tempo livre e com muitas matérias por dia pode ser frustante caso você não consiga cumpri-lo. Respeite seu tempo e não esqueça de descansar também.