Pós-graduação: qual escolher?

Quem pensa em fazer uma pós-graduação sabe que não faltam opções no mercado. Mas sempre fica aquela dúvida: “Qual é a opção mais indicada para a minha carreira?”

A pós-graduação ideal é justamente aquela que vai complementar a visão generalista que você teve na graduação através de conhecimentos técnicos, ou o inverso, saindo de uma graduação mais técnica e tendo uma visão mais generalista sobre alguma área.

Outro ponto importante é entender qual é o tipo de pós-graduação é o mais interessante para o seu momento profissional. Para isso, você precisa ter clareza dos seus objetivos profissionais. Normalmente, se você quer trabalhar no meio acadêmico, o mestrado e o doutorado são as opções mais indicadas. Já se a sua ideia é ir para o mercado, então um MBA ou especialização fazem mais sentido. 

Para te ajudar nessa escolha, vamos descrever aqui cada tipo de pós-graduação. Confere só:

Cursos Lato Sensu

Especialização

Cursos ideais para quem busca atualização ou aperfeiçoamento técnico e científicos em sua área específica de atuação. ao final do programa, confere um certificado de especialista.

MBA

O termos MBA vem do inglês Master in Business. Trata-se de uma especialização na área gerencial ou administrativa. Costuma ser procurado por empreendedores ou profissionais que atuam no mundo corporativo. 

Cursos Stricto Sensu

Mestrado Profissional

Embora o diploma credencie o aluno a seguir a carreira acadêmica,o foco do curso é no mercado de trabalho: aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos ou artísticos, úteis no dia a dia do profissional. Confere o diploma de mestre.

Mestrado

Forma pesquisadores e professores da Educação Superior. Ao final, o aluno obtém o diploma de mestre. 

Doutorado

Forma pesquisadores e professores universitários e aborda temas com maior profundidade e complexidade do que o mestrado. Ao final, o aluno obtém o diploma de doutor. 

Pós-doutorado

Apelidado de pós-doc, não é um curso, mas a extensão de uma pesquisa, no geral iniciada no doutorado. O trabalho de conclusão pode ter formato de relatório, artigo científico ou inovação tecnológica de um produto ou tecnologia.

Aprendeu sobre todos os modelos de pós-graduação? Agora fica mais fácil decidir qual caminho escolher. Mas não esqueça: é preciso também avaliar o momento adequado para realizar seus estudo e em que etapa você está em sua formação. Isso, para que possa aplicar o que está aprendendo e checar o seu próprio interesse pela área.

Já decidiu qual curso seguir e vai começar sua preparação? Confira os materiais que precisa para seu estudo no Passei Direto.