Provas finais: como garantir sua nota 10

Final de ano é sinônimo de provas finais. Nesse momento, o foco total é fechar bem o ano letivo, o que significa, muitas vezes, tirar uma nota maior do que na avaliação anterior. Além de estudar, o que fazer para garantir um bom resultado? Se liga nas orientações abaixo ;)

Analise seu resultado na primeira prova

Isso é fundamental para que você saiba seus pontos fracos e os melhore. Afinal de contas, para fazer melhor você precisa saber o que deu ou não deu certo. Quais foram as suas maiores dificuldades? E maiores facilidades? Conhecendo o estilo da avaliação, suas chances de estudar da melhor forma são maiores.

Planejamento, planejamento… e mais planejamento

Sim, parece uma ação um pouquinho entediante, mas, acredite: o planejamento é fundamental para um bom desempenho. Organize sua rotina de estudos com base nas matérias que serão cobradas. Isso te dará mais confiança e diminuirá sua ansiedade para a avaliação, o que te ajudará a se sair bem.

Peça apoio dos familiares

Sabe aquela sensação que você sente quando você tá no meio de um raciocínio complexo e é interrompido? Às vezes, por desconhecer um pouco o tipo de pressão das provas finais, os familiares podem acabar tendo essas atitudes, o que dificulta um pouco o ritmo dos estudos. Para evitar isso, seja transparente com eles e os informe sobre seus horários de estudo, a fim de que não haja interrompimento. Isso te ajudará bastante e focar.

Faça mapas mentais

Os mapas mentais são uma das melhores estratégias para quem deseja revisar um conteúdo longo, mas sem se perder no amontoado de informações. Além de favorecer a memorização do conteúdo, por ter sua estrutura visual, os mapas mentais também trazem mais leveza ao estudo, sempre focando nos pontos mais importantes da disciplina.

Durma bem

“De dia, coletamos milhares de informações; durante o sono, as consolidamos”. Essa frase parece até um ditado, mas é pura ciência. Pense no seu cérebro como um computador: se você abre muitas abas e o deixa ligado de forma ininterrupta, uma hora, a máquina trava. Tendo isso em mente, se liga nesse conselho de ouro: não olhe o celular antes de dormir. A tela, além de prejudicar o estado de relaxamento da mente por causa da luz, ainda bombardeia seu cérebro com mais estímulos (é só pensar nas mensagens de whatsapp e instagram para entender por quê). Portanto, já sabe: o sono, além de segredo de beleza, também será seu segredo de estudos. Durma bem 😌

Use técnicas de produtividade

Para ir bem em qualquer coisa, você precisa colocar sua energia no lugar certo, o que significa focar. E existem técnicas que podem te ajudar (e muito!) a aumentar sua produtividade. Desativar notificações de redes sociais, utilizar o Pomodoro para realizar atividades no tempo estimado e fazer exercícios físicos são algumas delas. Procure inseri-las em sua rotina para otimizar seu tempo de estudo ;)

Estude com materiais de outros estudantes

Às vezes, a melhor forma de compreender bem um conteúdo é aprendendo ele nas palavras de outro estudante. Por isso, ler resumos e anotações de outros colegas pode ser a virada de chave nos seus estudos. Uma forma fácil e prática de acessar esses materiais é por meio do Passei Direto, a maior rede de estudos e compartilhamentos do Brasil. Lembre-se de utilizá-lo bastantes nessas provas finais!

Curtiu? Compartilhe esse texto com seus colegas =)