Entenda a importância da organização para o seu rendimento nos estudos

Manter uma rotina de estudos organizada e eficiente tem vários desafios: distrações, muitas disciplinas para estudar, dificuldade de se concentrar; falta de um local adequado de estudos, entre outras coisas. A boa notícia é que a resposta para esses desafios pode estar na organização. Ela te ajuda a manter o foco no que realmente importa, otimiza seu tempo de estudos e ainda melhora seu rendimento. Mas como colocar um pouco de ordem nessa rotina? Confira nossas dicas e informações sobre a importância da organização em seus estudos!

A importância da organização do ambiente de estudos

Antes de mais nada, procure aceitar o fato de que ambientes organizados são mais propícios aos estudos. Pode até parecer que uma mesa cheia de livros e anotações espalhadas demonstre que você está a par de várias disciplinas, mas isso não é verdade. O mesmo acontece com horários de estudo dispersos durante o dia e a semana. Nesses casos, a falta de rotina condiciona o cérebro a receber vários estímulos ao mesmo tempo. Ou seja: você se distrai facilmente e acaba não se aprofundando nos temas que está estudando.

Por isso aquela imagem do cientista em um laboratório ou biblioteca cheio de livros e materiais empilhados em todos os cantos não acontece de verdade. O que realmente acontece é que cientistas, pesquisadores e estudantes organizados conseguem encontrar melhor seus dados, livros e informações. Eles contam com um ambiente de trabalho limpo e arrumado, livre de distrações e de perdas de tempo procurando aquelas anotações feitas meses atrás.

Essa mesma lógica vale para quem estuda com o computador. De que adianta transcrever todas as suas aulas, se depois você não consegue encontrar onde salvou o arquivo com as anotações? É importante organizar bem seu caderno de estudos, pastas e livros, ainda que todos eles sejam digitalizados. Ambientes virtuais também exigem organização!

Saiba por que é imprescindível organizar também seu tempo

Um dos pontos-chave de uma vida de estudos organizada é a distribuição de tempo adequada para cada coisa. Você estuda e trabalha? Quer manter também uma rotina de lazer com amigos e família? Se exercita todos os dias? Pois saiba que é possível fazer tudo isso sem prejudicar uma tarefa em detrimento da outra. Basta organizar seu tempo!

E como fazer isso? Nós vamos passar algumas dicas mais específicas para você dividir melhor seu tempo e aprimorar o rendimento de sues estudos. Mas é importante que você saiba primeiro separar o tempo de cada um. Procure não se preocupar com estudo nos momentos de lazer e vice-versa. Entenda que cada atividade tem sua hora e que, quanto mais separadas elas forem, mais você irá aproveitar cada momento de sua rotina.

Entenda como você rende melhor

É também preciso se conhecer, saber como você funciona melhor. Algumas pessoas preferem estudar à noite enquanto outras rendem mais durante o dia. Algumas pessoas gostam de estudar em lugares públicos, como bibliotecas, salas de estudo e cafés. Outras precisam ficar isoladas e em silêncio absoluto. Você sabe como rende melhor? Quais são suas preferências? Reflita sobre isso!

As principais dicas para você organizar seus estudos

Pensando na necessidade de se organizar melhor para os estudos, preparamos algumas dicas essenciais! Confira!

1. Faça um planejamento de tarefas e disciplinas a cobrir

Isso é especialmente importante para quem tem um concurso ou um vestibular pela frente. Quais são os pontos do edital? Quanto tempo de estudos você tem? Como dividir seu tempo entre estudos, exercícios e revisões? Faça um calendário mensal com os pontos a serem estudados todos os dias.

2. Estabeleça metas

Ter seus objetivos em mente te estimula a estudar mais e melhor. Sua meta é aumentar em 20% sua nota até o próximo concurso? Comece já a treinar para isso fazendo exercícios simulados e estudando as matérias nas quais você tem mais dificuldade.

3. Crie uma rotina de estudos com horários definidos

Quanto maior a regularidade dos seus horários, melhor. Se possível, escolha uma parte do dia para fazer exercícios, uma para realizar leituras e outra para revisar os conteúdos já aprendidos. Aproveite também para escolher a hora e os dias em que você vai fazer exercícios físicos, encontrar amigos, trabalhar etc.

4. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Isso é um mantra da organização. Você tem que arquivar aquela prova simulada? Rever as questões que não soube responder? Ler notícias para se manter atualizado? Que tal fazer isso hoje? Não deixe para fazer isso em outro dia, porque essas tarefas se acumulam!

5. Desligue-se das redes sociais e da internet

Elas são as maiores inimigas dos estudantes hoje em dia. Por isso, procure desligar o celular, suas notificações e o acesso à internet quando estiver estudando. Confira as redes sociais apenas nos horários de intervalo. Isso te ajuda a se concentrar no que realmente importa: os estudos.

6. Procure locais mais silenciosos e livres de distração

Para a maioria das pessoas, é assim que se rende melhor: em lugares onde você não será incomodado e não terá muitas distrações. Assim, fica mais fácil se concentrar.

7. Deixe sobre a mesa apenas o que você vai utilizar para estudar

Quanto mais limpa estiver sua mesa, maior o foco no livro ou no computador. Evite distrações como um celular ao lado do livro.

8. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, há aplicativos para todos os tipos de necessidades estudantis — já falamos mais sobre esses e outro apps por aqui. Por exemplo, é possível controlar seu tempo de estudo e rendimento por meio doStudy Checker. Para fazer sua lista de tarefas e disciplinas a estudar no dia, utilize o Wunderlist.

9. Identifique pastas, documentos e arquivos

Isso te ajuda a gastar menos tempo procurando anotações e leituras antigas. Assim fica mais fácil rever o que você já fez e estudou. O mesmo vale para pastas, documentos e arquivos no computador!

10. Programe pausas e intervalos de descanso

Uma boa organização do tempo envolve também a programação de pausas e intervalos entre uma sessão de estudos e outra. Nada de estudar horas a fio, sem fazer uma ou outra pausa. Nossa concentração diminui muito depois de 50 minutos de trabalho, por isso é importante fazer algumas pausas, ainda que por apenas alguns minutos. Descanse a cabeça, tome uma água e alongue-se. Depois você voltará para os livro com mais energia e concentração.

O que achou dessas informações? Está convencido sobre a importância da organização na hora dos estudos? Que tal compartilhar com a gente algumas de suas dicas e experiências para organizar seu tempo e estudos? Deixe aqui seu comentário!