Como conseguir uma bolsa de estudo? 8 dicas que talvez você não conheça!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Já imaginou que maravilhoso seria fazer uma faculdade sem pagar nada ou pagando bem menos? Isso é possível! Se souber como conseguir bolsa de estudo, esse objetivo será alcançado.

Através das bolsas de estudo você consegue estudar em universidades com descontos de até 100%! Mas como conseguir uma?

Para conseguir uma bolsa, é necessário que você conheça as opções disponíveis e se você se enquadra nos critérios necessários.

Portanto, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre como conseguir sua bolsa de estudo. Continue a leitura e fique por dentro!

Leia também: Como ganhar dinheiro sendo estudante? Descubra já!

O que é uma bolsa de estudo?

Primeiramente, é bom a gente entender direitinho o que é uma bolsa de estudo.

Uma bolsa de estudo permite que alunos estudem de forma gratuita em universidades públicas ou privadas. Ou ainda, estudar pagando menos nas instituições privadas.

E existem diversas formas de conseguir esses descontos.

Desde portais que oferecem bolsas, até programas criados pelo Governo Federal que oferecem tais benefícios.

Vejamos agora 8 opções de bolsas que muitas pessoas acabam não usufruindo por desconhecerem. 

8 dicas de como conseguir bolsa de estudo

1. ProUni

A opção mais conhecida de como conseguir bolsa de estudo é o Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni.

Ele é um programa de iniciativa do Governo Federal a fim de facilitar o acesso de milhões de brasileiros ao ensino superior, oferecendo bolsas parciais e até integrais.

Para pleitear uma bolsa pelo ProUni é necessário que você tenha realizado anteriormente o Enem e participe dos processos de seleção do programa, nas datas adequadas.

2. Bolsa de Iniciação Científica

Uma forma muito interessante de como conseguir bolsa de estudo é através de programas de pesquisa e programas de iniciação científica.

Nesta modalidade de bolsas, o aluno recebe para aprender a pesquisar sobre algum assunto de relevância tanto para seu aprendizado quanto para a sociedade.

Assim, mesmo que ele já esteja cursando uma graduação em uma universidade com 100% de desconto, ele ainda pode receber mais um valor para participar de programas de incentivo à pesquisa.

Ou seja: os valores variam de acordo com os editais, assim como os critérios necessários para receber tal benefício.

3. Bolsa de empresas

Mas e como conseguir bolsa de estudo com a ajuda do seu trabalho? É possível?

Poucas pessoas sabem, porém as empresas podem oferecer bolsas de estudos aos seus funcionários e, dessa forma, restituir parte deste valor através da declaração do imposto de renda.

Este benefício, oferecido por diversas empresas, também possibilita que ela tenha cada vez mais funcionários capacitados.

Para conseguir esse tipo de bolsa é necessário que você converse com o departamento de RH da sua empresa e se informe sobre a possibilidade de obtenção deste custeio.

Além disso, procure saber quais os cursos liberados pela empresa para o cargo que você ocupa.

Você pode, além de receber um bom desconto na mensalidade, aumentar suas chances de ser promovido dentro da instituição que já atua.

Portanto, uma excelente estratégia.

4. Vai de Bolsa

O Vai de Bolsa é uma plataforma que reúne bolsas de estudos em diversas instituições privadas de ensino.

Eles conseguem bons descontos pois possuem parcerias com diversas universidades no Brasil.

Mesmo assim, conseguir uma bolsa através do Vai de Bolsa é muito simples.

Você só precisa entrar na plataforma e encontrar o curso na cidade que deseja cursar. Depois é só fazer sua inscrição através do próprio ambiente.

Os cursos oferecidos através do Vai de Bolsa não se limitam aos de graduação. Também há os cursos de pós-graduação e MBA.

Portanto, uma opção bem forte para estudantes que querem uma bolsa de estudos.

5. Bolsa por mérito acadêmico

Existem algumas universidades que oferecem descontos para os alunos que mostram um alto desempenho acadêmico. Sendo que esse desempenho é avaliado no momento do vestibular.

Há instituições que oferecem, por exemplo, 100% de desconto para o primeiro colocado e 50% para o segundo.

Outras oferecem bolsas para todos os alunos que acertam um número mínimo de questões, 75% da prova, por exemplo.

Para conseguir este tipo de bolsa você precisa se informar sobre as instituições que oferecem esse benefício na sua região.

Depois, é fazer a inscrição para o vestibular e estudar para conquistar a merecida bolsa.

6. Quero Bolsa

Da mesma forma que o Neora, o Quero Bolsa também negocia com as faculdades as vagas que não foram preenchidas e conseguem ótimos descontos.

Então, a oferta de bolsas nesta plataforma é bem extensa, contando com mais de mil instituições parceiras e mais de 200 cursos pelo país.

Para conseguir uma bolsa através do Quero Bolsa é necessário entrar na plataforma, encontrar a bolsa que deseja e efetuar a pré-matrícula.

Depois de pagar a pré-matrícula você deve levá-la até a instituição de ensino. Assim, garante seu desconto até o final do curso.

7. Portal bolsas de estudo e Educa Mais Brasil

Analogamente, os portais Bolsas de Estudo e o Educa Mais Brasil funcionam de forma semelhante ao Quero Bolsa e ao Neora.

Nestas plataformas você encontra também diversas bolsas de estudo, que podem chegar a até 80% de desconto.

Para conseguir sua bolsa o processo é bem parecido com o dos outros portais.

Ou seja: você entra no site escolhido, escolhe o curso desejado, paga a pré-matrícula e garante o direito de ter o desconto até o final do curso. 

8. Educafro

A Educafro é um Organização não governamental que possibilita que estudantes negros e de baixa renda tenham acesso a bolsas de estudos parciais ou integrais.

Portanto, para conseguir a bolsa, é necessário que você preencha os requisitos étnicos ou sociais e faça a inscrição através do portal.

Após conseguir a bolsa, a Educafro solicita ao estudante que participe de projetos sociais.

Assim, como resultado, ele retribui para a sociedade o benefício que recebeu.

Muito legal, não é?

Leia também: Descubra como fazer uma grana extra estudando

E aí, descobriu a melhor forma de como conseguir a sua bolsa de estudo?

Agora que você já conhece as diversas formas de conseguir uma bolsa parcial ou integral de estudos, que tal escolher a opção que faz mais sentido de acordo com a sua realidade?

Em síntese, o importante é que você aproveite a oportunidade de cursar uma graduação com um ótimo preço ou até mesmo gratuitamente.

Assim, você estará ampliando suas possibilidades para o futuro e aumentando sua capacidade cognitiva, social e financeira. 

Depois, compartilha aqui nos comentários a opção que você escolheu e o porquê! Isso pode ajudar a decisão de outros estudantes ?

Vai de Bolsa

Vai de Bolsa

Portal de educação que ajuda estudantes a encontrar bolsas de estudo de graduação, pós-graduação em ensino técnico.

Comentários

Deixe uma resposta