Confira essas dicas para melhorar a sua relação com a matemática

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Confira essas dicas para melhorar a sua relação com a matemática

A matemática é o pesadelo de muitos estudantes desde o início da vida acadêmica, por ser uma disciplina densa e que exige muita repetição para que a lógica de cada exercício seja compreendida. Se na graduação esse ainda é o seu problema, confira aqui algumas dicas para se dar bem nas disciplinas de cálculo e geometria e acabar com o pesadelo!

1. Quebre as suas barreiras com a matemática

Muita gente traz desde o ensino fundamental seus estigmas com a matemática. São questões diversas que podem causar um “bloqueio” com a matéria e problemas no seu aprendizado. O primeiro passo, então, é se libertar disso. Tenha em mente que isso só vai te atrapalhar e procure identificar as causas desse bloqueio, para poder combatê-lo e ficar livre dele.

2. Fique atento às resoluções de exercícios e repita

Observe a resolução de um exercício da matéria que você está estudando, seja nas aulas da faculdade, no YouTube ou nos livros. Depois tente fazer outros exercícios daquele tipo, pois muitos problemas têm resoluções parecidas e te ajudarão a criar ou a aprimorar seu pensamento matemático. Fazer isso vai te ajudar a aprender a lógica daquele modelo de questão, e a testar e fixar o conhecimento.

3. Pratique, pratique e pratique mais

O segredo da matemática é a repetição. Para fixar os métodos de resolução que você está aprendendo ao refazer os exemplos, é necessário praticar. Por isso, faça os exercícios propostos do seu livro ou os que seu professor passou.

4. Evite decoreba: entenda a matéria

Aprender matemática é muito mais do que decorar fórmulas. Por isso, tente entender a matéria para que aquele conteúdo faça sentido para você. Nosso cérebro tende a esquecer aquilo que julga ser desnecessário para nós; por isso, precisamos dar sentido para o que queremos reter. Você pode fazer isso lendo sobre como a teoria que está aprendendo foi construída, o que levou os matemáticos a desenvolvê-la ou procurando aplicações práticas para aquele raciocínio no dia a dia.

5. Revise os erros cometidos e faça correções

Na matemática, tanto como na vida, devemos aprender com nossos erros! Por isso, ao receber uma prova ou ao conferir os resultados da lista de exercícios que você fez, tente corrigir as questões erradas. Também é muito importante que você peça ajuda para um monitor ou um colega, caso não consiga resolver sozinho. Corrija sempre os erros para não voltar a cometê-los.

6. Estude com alguém e socialize o conhecimento

Após ter acompanhado a resolução, repetido o exercício, feito outras questões e as corrigido, convide um amigo para discutir suas dúvidas e o ajude a solucionar também as dele. Ao contar para alguém sobre sua dificuldade, você exercita seu raciocínio a respeito do tema e pode encontrar novas soluções. Da mesma forma, quando ajuda um colega, você revisa o conteúdo. Porém, limite esse momento a uma dupla ou um trio. Não convide todos os seus amigos para estudar de uma vez — você sabe que isso não vai dar certo!

Se você não quer correr o risco de que o grupo de estudo vire festa, mas gostaria de socializar o seu conhecimento com muitas pessoas, uma boa opção é o Passei Direto, que reúne estudantes de todo o país.

7. Descanse e selecione um lugar adequado

Não adianta fazer tudo isso que listamos aqui se você está cansado. Você precisa estar calmo, em um ambiente iluminado e arejado para se concentrar e conseguir reter o conteúdo que está estudando. Assim, é importante fazer encontrar um lugar adequado para o seu estudo e fazer pausas durante seu tempo de estudo.

Mesmo se você tiver dificuldades com matemática, a matéria não precisa ser um bicho de sete cabeças: basta estudar com frequência e aplicar nossas dicas. Coloque-as em prática e conte pra gente como foi!

Comentários

Deixe uma resposta