É possível aprender história jogando videogame?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

É possível aprender história jogando videogame?

Quer estudar um pouco mais de história? Então aqui vai uma dica: compre um refrigerante, entre para o quarto, feche a porta e passe algumas horas jogando alguns sensacionais títulos de videogames. Sim, isso mesmo. Além de servirem como uma baita fonte de distração — capaz de aliviar até aquelas semanas mais estressantes —, os games também podem te ajudar a aprender história de uma forma bem mais divertida do que aquela aula da quarta-feira.

Agora, antes de mais nada é bom saber que essa desculpa não vale para qualquer jogo — você não vai aprender mais sobre história em uma partida de FIFA ou Mortal Kombat, por exemplo, por melhor que eles sejam. Pensando nisso, fizemos uma lista com 6 games que de fato podem te ensinar um pouco mais sobre o passado.

Quer saber quais são? Então confira!

Age of Empires

Desenvolvido pela Ensemble Studios e lançado pela Microsoft em 1997, o primeiro Age of Empires foi um gigantesco sucesso. Produzido para os computadores da época, o game é uma espécie de simulador em que o jogador pode escolher uma entre 12 civilizações antigas para produzir seu império e conquistar territórios:

Asiática

  • Choson
  • Shang
  • Yamato

Babilônica

  • Babilônios
  • Hititas
  • Persas

Egípcia

  • Assírios
  • Egípcios
  • Sumérios

Grega

  • Gregos
  • Minoanos
  • Fenícios

Um dos grandes baratos do jogo — e que faz dele uma grande aula de história — é que cada uma das civilizações traz características que faz sentido com sua história real. Por exemplo: ao jogar com os Gregos, a sua tropa marítima é construída mais rapidamente, enquanto os egípcios são bem mais eficientes no quesito mineração.

Vale conferir também a animação com a abertura do jogo.

Valiant Hearts: The Great War

Produzido pela Ubisoft Montpellier, o lado “indie” da Ubisoft, o game Valiant Hearts: The Great War — que, inclusive, conta um excelente design de produção — foi lançado em junho de 2014 e desde então conseguiu levar para casa alguns prêmios, entre eles o de melhor narrativa no Game Awards 2014. E é a partir dessa narrativa que conhecemos a história do francês Emile, seu filho alemão Karl, o soldado norte-americano Freddie e uma enfermeira belga chamada Anna. Todos esses personagens irão se encontrar em algum momento durante a primeira Guerra Mundial — que serve como plano de fundo para o roteiro do jogo.

Confira o trailer e prepare o lencinho de papel. Você irá precisar.

Medal of Honor: Allied Assault

Partindo agora para a Segunda Guerra Mundial, temos Medal of Honor: Allied Assault, um jogo que chegou ao mercado em 2002 já com um belo pedigree: a assinatura de Steven Spielberg tanto na produção quanto no roteiro.

Com um visual que lembra (e muito) o adotado no filme “O resgate do soldado Ryan” — também de Spielberg — o game conta a história do tenente Mike Powell, um militar que participou de 6 importantes missões na guerra, incluindo a Batalha da Normandia, cenário dos primeiros minutos de jogo. Ou seja: um prato cheio para quem gosta de jogos de tiro e também pretende aprender um pouco mais sobre esse período da história.

Where in the World Is Carmen Sandiego?

Lançado para os computadores ainda na década de 80, Where in the World is Carmen Sandiego? foi um verdadeiro sucesso que marcou várias gerações e cravou na cultura pop o nome de Carmen Isabela Sandiego. Mas afinal, por que esse jogo é tão bom assim para aprender história?

Simples: para encontrar os tais malfeitores, o jogador precisava responder corretamente algumas perguntas sobre a história, geografia e política de diversos países. Um verdadeiro clássico que trabalha a memória e o conhecimento das pessoas até hoje.

Never Alone

Bonito, simpático e muito tocante, o game independente Never Alone foi lançado no final de 2014 e causou uma grande comoção por causa da história da pequena Nunca, a jovem protagonista do jogo, que precisa atravessar com sua pequena raposa algumas aldeias de esquimós devastadas durante uma tempestade.

Com um visual e uma trilha sonora lindíssimos, Never Alone ainda mostrou o poder dos jogos em contar uma boa história ao desbloquear alguns trechos de um documentário sobre a vida dos esquimós e suas tradições à medida que o jogador passasse de algumas fases. Com isso a produtora Upper One Games acabou elevando o nível do game para um outro patamar.

Uma ótima pedida para quem deseja saber mais sobre a história, as tradições e a vida desse povo, que mora em algumas das regiões mais geladas do planeta.

Assassin’s Creed — uma ótima saga para aprender história

Já com uma adaptação para os cinemas agendada para 2016, a franquia Assassin’s Creed, da Ubisoft Montreal, é hoje uma das mais vendidas e conhecidas em todo o mundo.

Com praticamente um novo capítulo sendo lançado por ano, os games da série já exploraram diversos períodos históricos de perto, como as Cruzadas (1191), no primeiro jogo, a independência dos Estados Unidos no terceiro e agora, com Assassin’s Creed Syndicate, a revolução industrial, com foco em Londres no ano de 1868.

Sempre comandando algum tipo de assassino profissional, em todos os episódios de Assassin’s Creed o jogador ainda acaba tendo contato com grandes nomes de cada uma das épocas, como Edward “Barba Negra” (no quarto game da franquia), Charles Darwin (em Syndicate) e até George Washington, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson, no terceiro game.

Por fim, uma das melhores partes da franquia é que o jogador pode aprender bastante sobre como era viver naquelas épocas andando por cidades completamente reconstruídas com detalhes pela equipe técnica dos games. Confira nesse trailer como costuma ficar o resultado final do trabalho dos produtores.

Proporcionando viagens para lugares que não existem mais e para períodos bem anteriores ao nosso, os games são hoje uma excelente fonte de diversão para pessoas de todas as idades e, além disso, mostram que aprender história pode ser algo bem mais interessante. Por isso, organize o seu local de estudo, escolha seu título favorito, prepare o teclado e o mouse e corra atrás de uma bela partida em um desses jogos. Quem sabe não vai ser jogando que você irá melhorar o seu conhecimento e descolar uma melhor oportunidade no mercado de trabalho?

Agora que você já conhece todos esse jogos, conte aqui para gente o que achou deles e se teve algum que ficou de fora dessa lista.

Comentários

Deixe uma resposta