Pensando em intercâmbio? Confira antes esses 5 guias gratuitos

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Pensando em intercâmbio? Confira antes esses 5 guias gratuitos

Um intercâmbio pode mudar a sua vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Isso porque a viagem não te trará apenas novas oportunidades de aprendizado direto, seja por meio de um curso ou de um trabalho, mas também te colocará em contato com uma nova realidade que te ensinará, diariamente, novas visões de mundo. Conviver com uma cultura totalmente diferente da sua, aprender a se virar para resolver problemas sozinho, conhecer pessoas novas e se expressar em uma outra língua são apenas algumas das situações que farão com que você amadureça de uma forma tão complexa quanto prazerosa.

Por isso, é natural que esteja passando pela sua cabeça fazer um intercâmbio e concordamos que essa seria uma ótima opção para você. Mas antes de tomar a decisão, é preciso planejar muito para que um imprevisto não acabe com todos os seus planos. Veja algumas dicas de guias gratuitos quem podem te ajudar na sua decisão!

Guia Mundo da CI

A CI, Central de Intercâmbios, é uma agência especializada em intercâmbios, seja para estudo ou trabalho remunerado e voluntário. Em seu site, além de guias para cada um dos principais países, você pode encontrar também vídeos de pessoas que já participaram de um dos programas e que contam detalhes do dia a dia da viagem. É bem interessante para quem quer saber mais sobre as curiosidades da vida de um intercambista.

CollegeBoard

Esse guia é específico para quem quer fazer uma graduação (ou parte dela) nos Estados Unidos. O site traz uma enorme base de universidades e diversas possibilidades de busca: você pode navegar por regiões do país, cursos oferecidos, facilidades dos campus, número de alunos… trace seu perfil e deixe que a ferramenta te sugira as instituições de ensino mais indicadas! Mesmo se os Estados Unidos não forem o seu destino, vale dar uma navegada para conhecer todos os fatores que devem influenciar a sua decisão em qualquer universidade do mundo.

World Study

A World Study também é uma agência de viagens. Ela criou um guia prático que você pode imprimir e ler aos poucos, e que traz um panorama do que é o intercâmbio, quem costuma fazê-lo, os países mais visitados e o mais legal: uma parte de perguntas e respostas. Esse livrinho pode ser bem bacana para você começar a estruturar o seu roteiro e considerar todas as variáveis envolvidas em uma viagem mais longa.

Universia

A Universia é um portal especializado em jovens estudantes e oferece informações sobre o mercado de trabalho, estudos universitários e cursos livres. O guia específico sobre intercâmbio que o site oferece é totalmente online e dividido por país. É legal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e o perfil da região para além das atrações turísticas.

Belta

A Belta é uma associação que reúne as principais instituições brasileiras que trabalham com cursos ou empregos no exterior. A revista EI é o projeto que a Belta tem para consolidar todas as informações e expertise relacionadas ao tema. Além de acessar a última versão online, você pode se cadastrar para receber a versão impressa.

Quer saber mais sobre intercâmbio? Comente suas dúvidas e iremos ajudá-lo! Aproveite também para ler este post e saber mais sobre como conseguir uma bolsa para o seu intercâmbio!

Comentários

Deixe uma resposta