Como conseguir a certificação do Encceja?

Você gostaria de fazer a prova do Enem para entrar na faculdade, mas ainda não concluiu o Ensino Médio? Ou talvez você queira tentar uma graduação esse ano, mas não conseguiu o diploma do Ensino Médio quando jovem? Bom, qualquer que seja o seu caso, o Encceja existe para te ajudar!

Como funciona o Encceja?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, desde 2002. Qualquer pessoa com mais de 18 anos (completos até a data da prova) pode participar para conseguir o certificado do Ensino Médio. Já para conquistar o diploma do Ensino Fundamental, é só ter mais de 15 anos de idade. Com mais de 18 anos, também é possível solicitar os diplomas de Ensino Fundamental e Médio em uma só prova.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os certificados de conclusão não são emitidos pelo próprio Inep. As Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são os verdadeiros responsáveis pelos certificados e pela aprovação parcial. A instituição que emitirá o diploma é indicada para o candidato no momento da inscrição na prova.

A prova

Em termos de estrutura de avaliação, o Encceja funciona de forma parecida com a do Enem. São quatro provas separadas por temática ( Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologia; Matemática e suas Tecnologias e uma redação), com 30 questões em cada, totalizando 120 questões.

Estudar para a prova do Encceja também exige planejamento e organização. Por ser uma prova densa, como a do Enem, é importante ter em mente que serão muitos tópicos a serem estudados. Para garantir que você terá acesso a todo o material que precisa, é bom garantir seu cadastro no Passei Direto. Com seu perfil na rede, você tem a certeza de que material para o Encceja não vai faltar, além de um método objetivo e eficiente para estudar essas matérias.