Como conseguir a certificação do Encceja?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Você gostaria de fazer a prova do Enem para entrar na faculdade, mas ainda não concluiu o Ensino Médio? Ou talvez você queira tentar uma graduação esse ano, mas não conseguiu o diploma do Ensino Médio quando jovem? Bom, qualquer que seja o seu caso, o Encceja existe para te ajudar!

Como funciona o Encceja?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, desde 2002. Qualquer pessoa com mais de 18 anos (completos até a data da prova) pode participar para conseguir o certificado do Ensino Médio. Já para conquistar o diploma do Ensino Fundamental, é só ter mais de 15 anos de idade. Com mais de 18 anos, também é possível solicitar os diplomas de Ensino Fundamental e Médio em uma só prova.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os certificados de conclusão não são emitidos pelo próprio Inep. As Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são os verdadeiros responsáveis pelos certificados e pela aprovação parcial. A instituição que emitirá o diploma é indicada para o candidato no momento da inscrição na prova.

A prova

Em termos de estrutura de avaliação, o Encceja funciona de forma parecida com a do Enem. São quatro provas separadas por temática ( Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologia; Matemática e suas Tecnologias e uma redação), com 30 questões em cada, totalizando 120 questões.

Estudar para a prova do Encceja também exige planejamento e organização. Por ser uma prova densa, como a do Enem, é importante ter em mente que serão muitos tópicos a serem estudados. Para garantir que você terá acesso a todo o material que precisa, é bom garantir seu cadastro no Passei Direto. Com seu perfil na rede, você tem a certeza de que material para o Encceja não vai faltar, além de um método objetivo e eficiente para estudar essas matérias.

Comentários