Como manter a rotina de estudos em casa?

rotina de estudos em casa

A quarentena devido ao coronavírus pegou de surpresa vários estudantes. Muitas alterações na rotina, incluindo a mudança das aulas presenciais para as aulas à distância, geram algumas preocupações: afinal, como manter o mesmo ritmo de estudos em uma realidade tão diferente?

Embora seja um desafio à primeira vista, algumas orientações básicas tornam a adaptação mais fácil. Fique de olho nelas:

Siga uma rotina

Pode parecer óbvio, mas o estudo à distância requer mais disciplina para seguir a rotina. 

Por isso, aja como se você estivesse na sua rotina original: acorde no horário que você acordava, tome banho, café da manhã e dirija-se ao seu local de estudos. 

Defina uma hora para começar a estudar, uma hora para a pausa (ela é fundamental, viu?) e uma hora para encerrar a sua rotina

Por exemplo: você pode iniciar às 8h, parar às 12h, retomar às 13h e finalizar às 17h. Com horários bem definidos, você garante disciplina e foco ;)

Organize seu espaço de estudo

Muita atenção a esse ponto! Ter um local de estudos organizado e iluminado é fundamental para manter o foco nos estudos.

Portanto, capriche nesse espaço. E, se possível, escolha um lugar bem tranquilo para as suas aulas. Isso vai ajudar bastante na sua concentração.

Avise os familiares sobre seus horários

Esse é um desafio clássico, não é? Quem nunca foi interrompido por um parente enquanto estudava?

O diálogo honesto com os familiares é fundamental para garantir sua privacidade na nova rotina de estudo à distância. 

Coloque um aviso na porta, mande mensagem no grupo da família… mantenha todos informados sobre seus horários de estudo. Assim, você garante que nenhuma distração vai atrapalhar o seu foco.

Não confunda quarentena com férias

Situações atípicas geram reações atípicas. 

A quarentena pode facilmente ser confundida com férias, o que é o maior obstáculo para seguir a rotina de estudos normalmente.

Lembre-se de que estamos num período de combinado coletivo a fim de conter uma pandemia. Isso significa que precisamos reinventar alguns hábitos, não removê-los.

A quarentena é uma grande oportunidade para desenvolver foco e disciplina, extremamente importantes para conquistarmos qualquer coisa na vida. 

Então, lembre-se constantemente: quarentena não significa férias, beleza?

Reserve um tempo para a distração

Como dizemos, quarentena não significa férias. Mas também não significa castigo, correto?

Sejamos honestos: ninguém consegue ficar horas e horas estudando bem sem parar um pouquinho para relaxar.

Por isso, inclua na sua agenda sua “hora do recreio”: reserve alguns minutos para pausas regulares

Nesses momentos, você pode dar aquela conferida no whatsapp, no Instagram, rir um pouco com alguns memes… enfim, pode fazer o que distrair sua cabeça

Relaxar é tão importante quanto focar. O segredo é equilibrar ambos para a sua mente funcionar da melhor maneira possível :)

Estude pelo Passei Direto

O estudo à distância fica mais fácil quando você conta com bons materiais compartilhados.

Aqui no Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil, você encontra milhões de conteúdos de estudantes e especialistas. 

Além disso, tem a oportunidade de se conectar a outros estudantes e tirar suas dúvidas sobre as disciplinas.

O estudante Augusto Loubach, que se formou recentemente em Direto, deu uma dica super bacana para aproveitar bem esse espaço.

Para manter o foco, além de estudar com o apoio dos materiais compartilhados, se comprometeu consigo mesmo a publicar resumos de cada estudo na rede. 

Ou seja: ao mesmo tempo em que ajudava vários estudantes, também fortalecia a disciplina ao estudar por conta própria. Ótima sacada, né?

Se você também quer otimizar seus estudos como o Augusto, clique aqui e conte com a gente :)