Enem 2020: saiba como se inscrever

inscrição enem

Alô, vestibulandos: o Enem 2020 mantém sua edição esse ano e abriu no dia 11 de maio as inscrições para a prova. Elas vão até as 23h59min do dia 27 de maio, depois de decisão do MEC, que optou por estender em alguns dias o período de inscrições

A data de aplicação da prova ainda não é certa. Em razão da pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o Brasil pediram o adiamento da prova desse ano. Depois de uma votação, o MEC optou por adiar em 30 a 60 dias a aplicação das provas digitais e impressas. Elas seriam aplicadas ao fim de outubro e começo de novembro, porém com a nova decisão, ainda não há data fechada.

Uma votação feita pelos próprios estudantes inscritos será feita na Página do Participante, no portal do Inep para definir a nova data do Enem 2020.

Porém, enquanto essa informação ainda não é definida, uma coisa é certa: as inscrições se mantêm! Por isso, corre para garantir a sua e participar dessa edição da prova.

Quer uma ajudinha para se inscrever? Vem com a gente:

Quais são as informações necessárias?

Para começo de cadastro, você precisa informar: 

– CPF (geralmente, esse dado é encontrado na sua carteira de identidade)

– E-mail pessoal (o que você mais usa)

– Sua data de nascimento (essa você acha sabe de cabeça, né?)

Assim, você receberá seu número de inscrição.

Onde é feita a inscrição?

Só há um meio: na página do participante, no site do Inep, de maneira totalmente online. Esse ano, a inscrição é feita de uma forma mais interativa. 

Ao clicar em “inscrições”, na aba lateral esquerda, abrirá um chat e você responderá as perguntas do cadastro. 

Depois de enviar solicitação, caso você ainda não tenha realizado o pagamento da taxa de inscrição, aparecerá um aviso para baixar o boleto (lembrando que o prazo é até dia 28 de maio). 

Se estiver tudo certo com o pagamento (ou se você estiver isento da taxa), aparecerá uma mensagem confirmando que a sua inscrição foi feita com sucesso. 

Depois, fique de olho no cronograma do Inep para ver em qual dia será liberado seu cartão de confirmação da inscrição. É ele que informa onde você fará a prova.

Ah! Uma novidade neste ano é o pedido de foto. Preste bastante atenção nos critérios da foto que deve ser enviada: ela deve ser individual, colorida, bem nítida, atual, em fundo branco (atenção nesse detalhe), com enquadramento que mostre desde a cabeça até os ombros. O candidato não pode estar usando óculos ou artigos de chapelaria nela. Os detalhes sobre a foto pedida aparecem no edital da prova, é bom lê-lo com atenção.

Lembrando que esse ano existe a opção de Enem digital e você deve escolher entre esse formato ou o Enem impresso. 

Após a inscrição, você não pode alterar sua opção. Por isso, pense com calma antes de decidir, ok?

Atendimento especializado e tratamento pelo nome social

Aos estudantes que precisam de atendimento especializado (ex: pessoas com deficiência física, auditiva ou outra condição específica), os recursos de acessibilidade só serão disponibilizados para o Enem impresso. A solicitação pode ser feita a partir de hoje e vai até  o dia 22 de maio.

Já a solicitação para tratamento pelo nome social pode ocorrer para ambos os formatos: tanto Enem digital quanto Enem impresso. Os pedidos deverão ser feitos pela página do participante a partir do dia 25 de maio e o prazo vai até as 23h59 do dia 29 de maio. 

Novidade: isenção da taxa de inscrição

No final de abril, o Inep informou que irá isentar da taxa de inscrição todos que têm direito ao benefício, mesmo os que não solicitaram a isenção no prazo determinado:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos. 

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020”. (Fonte: https://enem.inep.gov.br/)

Mas, atenção: mesmo os isentos da taxa devem se inscrever na prova.

O que cai no Enem?

No edital do exame, as matérias são basicamente as que você estuda no Ensino Médio. Mas, calma! Apesar do grande volume de temas, o Enem tem preferência por alguns em específico. E a nossa dica é: foque neles.

Um estudo do Brasil Escola mostrou, em números, a recorrência de temas de cada disciplina. Vale dar uma conferida! 

Ah, e lembrando que aqui no Passei Direto há especialistas em Enem que publicam diversos materiais para você mandar bem na prova. 

Nesta matéria, mostramos alguns deles. Vale começar a seguir esses perfis logo depois de fazer sua inscrição, hein? ;)