Como responder ao “por que você quer trabalhar nessa empresa”?

 

“Por que você quer trabalhar nessa empresa?” O ideal é que o candidato já saia de casa preparado para responder a essa pergunta que, apesar de parecer batida, ainda é muito recorrente em entrevistas de emprego.

Para não fazer feio e somar pontos no processo seletivo, veja algumas dicas que irão te ajudar a encontrar as melhores alternativas para elaborar uma resposta convincente.

 

Nós relatamos em uma empresa

Para ser bem sucedido nesse tipo de questionamento o profissional deve ser específico e construir a resposta de acordo com a cultura, missão, valores e objetivos da empresa. Ou seja, utilizar uma resposta padrão para instituições diferentes é como dar um tiro no pé.

É indispensável que o candidato possua conhecimento prévio sobre a história, a forma de atuação e as metas para os próximos anos da empresa. Com essas informações será possível identificar se seus objetivos profissionais são compatíveis com os da instituição e assim elaborar uma resposta que deixe clara a afinidade de ideias e aspirações.

De modo geral os contratantes querem descobrir o seu nível de engajamento com o negócio, portanto tente mostrar que sua admiração não está condicionada à contratação e que já possuía interesse pela trajetória da empresa antes mesmo do anúncio da vaga.

 

Destaque seus pontos positivos           

Sua resposta também pode se basear nos benefícios de sua contratação para a empresa e em como você poderia contribuir para o seu crescimento. Para isso é necessário ter consciência de suas qualidades e habilidades para informar com clareza o que tem a oferecer.

Por outro lado é importante frisar o que essa oportunidade poderia agregar à sua carreira. Seja sincero sobre suas motivações e expectativas sobre o novo trabalho e deixe claro como espera ser desafiado e ao mesmo tempo conciliar desenvolvimento e realização profissional.

 

Como não responder “por que quer trabalhar nessa empresa?”

Por mais que você tenha admiração pela empresa evite apelar para respostas muito sentimentais ou carregadas de emoção. Isso pode passar a imagem de um profissional desesperado ou até mesmo desequilibrado.

Evite também se basear apenas no lado material. Não pega muito bem usar como justificativa um possível aumento salarial ou melhores benefícios, pois isso qualquer empresa pode oferecer e o contratante poderá interpretar que na primeira oportunidade de ganhar um pouco mais em outro lugar, você não pensará duas vezes.

Além do mais é preciso demonstrar interesse pela empresa nesse momento e esse tipo de argumento parece vir de alguém individualista, mais interessado no próprio bem estar e pouco engajado.

Por ser uma pergunta corriqueira em processos seletivos os recrutadores possivelmente já não se surpreendem tanto com qualquer tipo de resposta, daí a necessidade de pensar em algo inovador, que não soe como frase feita.

Portanto, seja sincero e tente fugir do lugar comum. Explore seus pontos positivos e deixe claro quais são seus objetivos. Não permita que uma pergunta simples como essa diminua suas chances de ser contratado.

Você costuma dar outro tipo de resposta quando questionado sobre os motivos que o levaram a querer trabalhar em determinada empresa? Compartilhe conosco nos comentários e contribua com novos argumentos.