Qual é o melhor horário para estudar?

Algumas pessoas gostam de estudar de manhã; outras, à tarde ou à noite. Como não há comprovação científica sobre o melhor horário para estudar, você pode fazer a sua escolha de acordo com o seu metabolismo, tempo ou perfil.

Realmente estudar e apenas revisar a matéria, porém, são coisas diferentes. Enquanto a primeira exige uma maior concentração e compreensão do conteúdo, a outra depende apenas de uma mente relaxada. O ponto principal é montar uma rotina de acordo com seus hábitos e não deixar de se divertir ou curtir os momentos de ócio criativo. Por isso, confira no post de hoje algumas dicas para organizar seu tempo e decidir o melhor horário para estudar!

De manhã

Pela manhã, você provavelmente estará com a mente mais descansada, o que ajudará a ter mais concentração. Outra vantagem é que a luz natural favorece a visão e te dá mais conforto para a leitura. Porém, é mais tentador entrar de minuto em minuto nas redes sociais, pois muitos dos seus amigos estarão online. Além disso, você provavelmente será interrompido frequentemente com a movimentação da casa.

De tarde

Durante o horário da tarde, além de estar mais quente, é muito provável que bata aquele desânimo depois do almoço, principalmente se você não tiver dormido bem. Por outro lado, essa pode ser uma boa opção para quem não gosta de acordar muito cedo nem estudar noite adentro. Além disso, é possível que esse seja um momento de menor movimento na casa, o que vai te dar mais tranquilidade para se concentrar.

À noite

Muitas pessoas sentem que rendem melhor à noite. Para quem trabalha o dia todo, essa é a única opção; além disso, as redes sociais estão mais calmas e o silêncio do ambiente favorece os estudos. Por tudo isso, à noite você terá menos chances de se distrair com os amigos e poderá desenvolver mais a inspiração e a criatividade.

Por outro lado, a luz artificial pode ser um problema, pois deixa sua visão mais cansada. Além disso, é importante que esse horário de estudo não prejudique o seu tempo de sono, pois uma mente cansada não consegue produzir bem.

Independentemente do horário em que você se sentir mais produtivo, o importante é manter a rotina, pois assim você se acostuma com aquele momento de mais concentração e fica mais fácil entrar no ritmo todos os dias. Também não se esqueça de separar alguns momentos para se descontrair com amigos e familiares. Equilibrar momentos de estudo com momentos de descontração é fundamental para manter a mente bem descansada e conseguir reter melhor os conteúdos estudados.

Não importa se você está se preparando para vestibulares, concursos ou uma simples prova no colégio: é fundamental descobrir qual é o momento em que você rende mais. Vários fatores vão influenciar nisso, desde a sua rotina e das pessoas que moram com você até o seu metabolismo e seus hábitos de vida. Por isso, descubra qual é o seu melhor horário para estudar e se atenha a ele!

E aí, gostou do nosso artigo? Então curta nossa página no Facebook e confira outros posts como esse. Bons estudos!