Tudo que você precisa saber sobre Meio Ambiente para o Enem


Muitas medidas e ações já vêm sendo tomadas há anos para diminuir ou, pelo menos, retardar os danos ao Meio Ambiente. Ainda assim, muitos dos problemas causados a ele, como a poluição o desmatamento e as consequências danosas de várias ações humanas, ainda são tema de debates importantes para a biologia e química. Por esse motivo, temas relacionados ao Meio Ambiente são super comuns na prova do Enem e raramente um ano escapa de ter pelo menos uma questão sobre isso.

Alguns dos temas relacionados ao Meio Ambiente são figurinha certa durante a prova e selecionamos alguns – com materiais de apoio – para vocês ficarem ligados e não deixarem passar na hora de estudar. Dá uma olhada:

Poluição atmosférica

O assunto sobre a poluição do ar é bem amplo e pelo menos um dos seus subtópicos costuma cair em alguma seção da prova, abordando aspectos da biologia ou química ou até atualidades. É bom ficar atento à questões que abordem o aquecimento global, efeito estufa, chuvas ácidas, o buraco na camada de ozônio e as ilhas de calor.

Esses assuntos podem cair tanto em questões isoladas quanto em textos que abordam mais de um dos temas ambientais ao mesmo tempo, por isso é bom ficar atento ao que pede a questão. Veja aqui alguns materiais sobre o assunto: chuva ácida; camada de ozônio; efeito estufa;

Poluição das águas

O tópico de poluição das águas também pode ser muito atrelado à questão do lixo em excesso no Meio Ambiente. A poluição de rios, lagos e mananciais é bem comum nas provas. Também costuma vir relacionada a assuntos de biologia e química nos textos.

Aqui, é importante ter em mente ainda questões atuais como, por exemplo, o descaso com a Baía de Guanabara, que frequentemente aparece na mídia e que tem consequências diretas na vida e saúde da população. Lembre-se também de estudar assuntos como o derramamento de petróleo nas águas e a eutrofização.

Poluição dos solos

Os estudos sobre poluição dos solos mostram que esse problema ambiental tem consequências diretas também na poluição de águas dos territórios em que ele acontece. Além disso, ele impacta fortemente em questões sociais. Isso porque, uma vez que sociedades rurais dependem de um determinado solo, a poluição dele pode ter impacto direto no sustento econômico desses grupos.

Esse tópico é bastante importante e costuma cair com frequência nas provas do Enem. Veja este material sobre poluição para entender melhor o assunto.

Desmatamento

A questão do desmatamento talvez seja a que apresenta maior impacto em vários outros aspectos ambientais. Isso porque é a retirada da vegetação nativa dos ambientes que acarreta situações como deslizamentos, empobrecimento do solo e outros problemas.

Atualmente, acidentes causados pelo desmatamento também acarretam grandes tragédias, que muitas vezes ganham grande espaço na mídia. Como a prova do Enem é uma avaliação que busca trazer muitos assuntos da atualidade, é possível que esse assunto apareça relacionado a episódios recentes como, por exemplo, os deslizamentos que ocorreram em diversos pontos do Rio de Janeiro, nas chuvas de abril deste ano. Veja este arquivo sobre desmatamento e entenda bem o assunto.

Conferências ambientais

Alguns dos grandes eventos de escala mundial que debatem e tomam decisões relacionadas ao Meio Ambiente ganham espaço na prova do Enem por sua relevância. A Conferência de Estolcomo foi a primeira conferência ambiental realizada e reuniu representantes de mais de 100 países. Além dela, a ECO 92, a Rio + 10 e a Rio + 20 também são constantemente citadas nas provas em questões referentes ao Meio Ambiente.

Esses eventos geram documentos e planos de ação para o futuro cujos resultados são acompanhados e noticiados de tempos em tempos. Por isso, mesmo que não seja um ano de evento propriamente dito, sua repercussão ainda ganha relevância. Aprenda mais sobre os eventos: Conferência de Estolcomo; Eco 92; Rio + 10; Rio + 20.