Vale a pena fazer um curso a distância?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Vale a pena fazer um curso a distância?

Os cursos de ensino a distância (EAD) vêm ganhando bastante representatividade nos últimos anos no Brasil, com instituições reconhecidas nacionalmente oferecendo essa modalidade. Seja para fazer uma graduação, uma pós-graduação ou um curso complementar, as ofertas de cursos a distância estão por toda a parte.

Muitas pessoas têm se perguntado se vale a pena investir seu tempo e seu dinheiro em um curso EAD. Essa metodologia de ensino, na qual a maior parte dos conteúdos e aulas são ministrados através da internet, ainda é vista com desconfiança por alguns. Porém, quando se trata de uma graduação, por exemplo, a qualidade de alguns cursos é incontestável.

Nos últimos 3 anos, os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia a qualidade dos cursos superiores oferecidos em nosso país, teve um resultado curioso. Por meio de uma prova aplicada aos alunos que estão se formando, o exame mostrou que os estudantes provenientes de cursos a distância têm desempenho igual ou superior àqueles que estudaram em cursos presenciais.

Por outro lado, há também muitas instituições de qualidade duvidosa oferecendo todo o tipo de EAD por aí. Investir em um deles pode ser muito frustrante e uma perda de seu precioso tempo e dinheiro.

Se você está interessado em fazer um curso a distância, mas não sabe se essa modalidade de ensino agregará valor real ao seu currículo, confira nosso artigo de hoje e solucione todas as suas dúvidas!

Optando por um curso EAD

Os cursos a distância permitem muita flexibilidade, já que você poderá estudar na hora que quiser e por quanto tempo quiser, desde que alguns prazos — de entrega de atividades e avaliações, por exemplo — sejam respeitados.

Isso pode parecer excelente, porém é necessário muita disciplina e empenho para acompanhar de maneira eficiente os conteúdos que estão sendo ministrados. Além disso, por ser quase 100% oferecido em ambiente online, haverá muitas distrações, como e-mails, blogs e redes sociais, disponíveis para você enquanto você estiver estudando. Por isso, foco é muito importante!

Para saber se essa modalidade de ensino é adequada à sua realidade, pode ser interessante matricular-se em algum curso de curta duração gratuito de seu interesse.

Ele funcionará como um “teste” para que você tenha certeza de que consegue acompanhar e concentrar-se, tirando o melhor proveito possível dos conteúdos que estão sendo oferecidos.

Tá na dúvida sobre qual curso escolher? Clique aqui e faça um teste grátis para descobrir qual profissão que é a sua cara!

Escolhendo a instituição de ensino a distância

Se você tem certeza de que um curso à distância é a melhor opção para você e vai te ajudar a ter uma boa formação independentemente da sua rotina, é hora de escolher a instituição que oferece o que você procura.

Esse é um momento delicado e que exige muita pesquisa. Como já dissemos, existem milhares de cursos a distância sendo oferecidos por instituições nacionais e estrangeiras, nos mais variados temas e assuntos. É preciso levar em conta não só a reputação da instituição em que você vai se matricular como também o tipo de curso.

Se você busca atividades que funcionarão de maneira complementar à sua formação, o mais importante é se focar no assunto que você quer estudar e refletir se isso realmente fará diferença no seu aprendizado. Confira também se a instituição oferece um certificado de conclusão — ele será um atestado de que você estudou aquele assunto a fundo e pode ser incluído no seu currículo.

Porém, se o que você busca é um curso de formação, como uma graduação ou uma pós, o cuidado deve ser ainda maior! Certifique-se de que a instituição é cadastrada junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura). Para isso, acesse a lista disponível no site do ministério, que contém, inclusive, a nota do curso na última avaliação do Enade. Tenha em mente que instituições não credenciadas não podem emitir diplomas e todo seu esforço pode ir pelo ralo!

Feito isso, busque informações sobre a estrutura do curso e como ele será ministrado. Há alguma etapa presencial? Os tutores são treinados para auxiliar de maneira eficiente os alunos? As dúvidas que surgirem serão solucionadas em tempo hábil? Como o conteúdo é passado aos alunos no ambiente online?

Essas perguntas são importantes para que você tenha certeza de que a metodologia de ensino daquela instituição se adequa às suas necessidades e características pessoais. Se todo o curso é passado na forma de texto, por exemplo, e você não tem concentração suficiente para ler sozinho, na tela do computador, definitivamente matricular-se não será produtivo. Pode ser melhor, nesse caso, procurar um curso que seja ministrado por meio de videoaulas.

Após essa pesquisa minuciosa, você poderá tirar o melhor proveito do curso a distância de sua escolha, tornando-se um profissional mais qualificado e preparado para enfrentar o competitivo mercado de trabalho.

Tornando-se um bom aluno de EAD

A dinâmica de um curso a distância é bastante diferente do ensino presencial, com o qual a maioria de nós está acostumada desde a infância. Por isso, é importante que alguns de nossos hábitos e rotinas sejam adaptados a essa nova realidade de aprendizado. Confira algumas dicas de como tirar o melhor proveito de um curso à distância:

Encontre um bom local de estudo

Escolha um ambiente calmo e silencioso para assistir às aulas e realizar as atividades e avaliação. Tenha a certeza de que não será interrompido durante o tempo em que está se dedicando à sua formação.

Fuja das distrações da internet

Seu período de estudo não pode ser utilizado para outra coisa. Aquela espiadinha rápida nas redes sociais pode fazer com que seu tempo de estudo diminua de 4 horas para 10 minutos facilmente. Por isso, desligue seu celular, feche seu e-mail e não acesse nenhum site que não tenha a ver com seu curso enquanto se dedica às aulas.

Prepare-se para estudar

Antes de começar a estudar, separe todo o material de que necessitará: caneta, papel, lápis, borracha, livros, água e algum lanche. Assim, você não precisará se levantar a todo o tempo. Isso vai evitar que seu raciocínio seja interrompido e que você demore bons minutos para focar-se novamente.

Escolha o melhor horário

Você rende mais pela manhã? Ou à noite? Uma das principais vantagens do ensino a distância é justamente a possibilidade de fazer seu próprio horário. Aproveite isso é escolha o período mais adequado para seu estudo. Quando decidir isso, mantenha a disciplina e estude sempre nesse mesmo horário. Assim, você criará uma rotina e será muito mais fácil manter-se fiel a ela.

Esse artigo solucionou suas dúvidas sobre curso a distância? Siga nossa página no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta