Reta final Enem: o que fazer dias antes da prova

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Chegamos! Estamos na reta final do Enem deste ano! Depois de mudanças na data, novos modelos de prova e muitas adaptações, finalmente chegamos na tão esperada semana da prova. E se você acompanhou a gente até aqui sabe que o que não faltou foram materiais pra essa preparação!

Nossos Produtores Verificados arrasaram na Jornada Enem com o PD e reuniram materiais de apoio de cada matéria, provas corrigidas, exercícios resolvidos, aulões e muito mais!

E agora, a poucos dias da prova, é hora de focar no que podemos aperfeiçoar até o grande dia, né? Por isso, convidamos nosso parceiro Ramon De Melo, coordenador do pré-vestibular Comunitário SBS, pra compartilhar um pouco dos direcionamentos pros estudantes que vão fazer o Enem, se liga!

Foque no que você pode revisar e não no que deixou de fazer

Caso você não tenha conseguido cumprir por completo a preparação que planejou, não se culpe. Foi um ano de preparação super atípico e você mandou muito bem até aqui. Ramon lembra:

“Nessa altura do campeonato, direcione o foco para assuntos que já estudou. Separe os conteúdos que julga ter mais facilidade e maior domínio dos conteúdos que você não domina tanto.”

Refaça provas antigas

Na reta final, o momento é de revisar e praticar. As provas do Enem costumam ter um formato padrão, por isso refazê-las vai te ajudar a estar familiarizado com as questões. Ao errar uma questão, volte e entenda porque errou. Nossos Produtores Verificados resolveram e explicaram toda a prova de 2019 pra você lá na Jornada Enem com o PD.

“Fique atento ao modo prático que você usou no problema. Possivelmente esse recurso poderá ser utilizado em assuntos semelhantes”, reforça Ramon.

Use com sabedoria seus dias antes da prova

Para Ramon, focar em resolver questões nos últimos dias é a melhor forma de revisar. Ele explica também como se dividir entre os temas:

“Na semana anterior à prova do Enem, dedique seu tempo para exercícios e assuntos das provas de Linguagens e Ciências Humanas. Inclua também a produção de uma redação. Tente simular o primeiro dia de prova, respeitando o tempo exigido, e faça os ajustes necessários ao longo da semana com os conteúdos que tiver dificuldade. Após a primeira prova, repita a mesma dinâmica de resolução de uma prova antiga, mas agora com questões de Exatas e Ciências da Natureza.”

A escolha do curso fica para depois da prova

Nos dias pré- prova foque apenas na sua preparação para ela. Deixe os debates sobre cursos e as conversas com profissionais da área para depois.

“ Após a prova, retorne às reflexões sobre cursos em que você deseja se aventurar. Busque conversar com pessoas que estão cursando ou que já cursaram a área de seu interesse. E, principalmente, converse com pessoas que trabalham na área profissional que você se interessa.”

Cuide de você

O Enem é uma prova conhecida por ser longa e cobrar dos estudantes não só preparação técnica, mas também preparo físico e muito preparo emocional. Por isso, esse momento também é o momento de relaxar com atividades que te fazem bem.

“No Pré-Vestibular, praticamos Arteterapia ao longo do ano, que  ajuda na ressignificação e redirecionamento das tensões e problemas no processo do vestibular e de questões da vida em geral. Nas vésperas das provas, buscamos fazer atividades de relaxamento”, conta Ramon

E, se você está em busca de atividades como essa, a Jornada Enem com o PD vai ser sua melhor amiga, inclusive na véspera da prova. Lá, você encontra uma playlist com aulas de yoga e relaxamento pra você chegar tranquiiiilo no grande dia. Vem com a gente nessa Jornada até o Enem? 😉

Thais Soares

Thais Soares

Redatora e produtora de conteúdo na Passei Direto

Comentários

Deixe uma resposta