10 características empreendedoras que todo bom estudante tem

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O empreendedorismo é visto por muitos como uma forma de gerar a sua própria renda. Mas, mais do que isso, empreender desenvolve qualidades excelentes não só para o mercado de trabalho, como também para os estudos. Por isso, separamos 10 características empreendedoras que todo bom estudante tem. Veja:

Autoconhecimento

Autoconhecimento é o alicerce do empreendedor, que precisa saber quem é e o que quer para lutar por isso. Assim como ele, um estudante de alto desempenho sabe as disciplinas que gosta, as que não gosta, e como lidar com essas forças e fraquezas. Curtiu e quer se aprofundar nesse tema? Assista a este vídeo da Fundação Estudar!

Produtividade

Pegando carona no autoconhecimento, todo empreendedor sabe como ser produtivo. Afinal, seria impossível tocar um negócio próprio sem saber priorizar as demandas, certo? Por isso, compreender seu próprio ritmo e aliar técnicas de produtividade a ele também é essencial para ter um bom desempenho nos estudos e desenvolver suas habilidades empreendedoras. 

Flexibilidade

Como os empreendedores, bons estudantes entendem que há diferentes caminhos para se atingir um objetivo, por isso são flexíveis para aproveitar as oportunidades que surgem. Isso os prepara para o tão sonhado sucesso profissional. Ah! Por falar em sucesso, como você o define faz toda a diferença. Neste bate-papo, profissionais falam sobre isso. Confira 😉

Foco

Tanto pessoas empreendedoras quanto bons alunos, por serem produtivos, sabem definir prioridades. O foco é tudo nesse momento, pois é o que garante atenção às atividades certas, no momento certo. Quer entender como administrar melhor seu tempo para ser um estudante mais produtivo? Veja esta aula da Fundação Estudar!

Curiosidade

O empreendedor, por precisar de uma visão geral de tudo o que cerca o seu negócio, deve ter em seu DNA a curiosidade para descobrir novas oportunidades. E, da mesma forma, um bom estudante deve ter curiosidade de sobra para aprender o máximo possível sobre uma disciplina.

Liderança

Sabe aquele aluno que é exemplo para a turma inteira e sempre procura ajudar os colegas? Isso é um exemplo de liderança, qualidade essencial para um empreendedor. A liderança inclui a capacidade de tomar decisões e inspirar as pessoas à sua volta a batalharem por um objetivo em comum. Você procura desenvolver essa qualidade no meio acadêmico? 

Coragem

Assumir riscos e lidar com situações de incerteza requer coragem. Da mesma forma que o empreendedor, o estudante com bom rendimento acadêmico tem mais facilidade para tomar a iniciativa e as rédeas de uma situação. Um exemplo prático disso é quando o aluno levanta a mão para opinar em um debate em sala de aula (se identificou? :D).

Autoconfiança

Como ser corajoso se você não confia no seu taco? A autoconfiança é uma qualidade marcante dos empreendedores, assim como dos bons estudantes, que acreditam em sua própria capacidade de resolver algum problema. Sabe aquela questão de física que parece impossível? Esse estudante vai encará-la de frente seguro que pode resolvê-la.

Perseverança

Um empreendedor deve estar pronto para erros e fracassos para inovar. Sem esse preparo, qualquer adversidade irá travar a caminhada rumo ao sucesso. O bom estudante tem essa mesma mentalidade. Ele não desiste diante de uma nota baixa ou de um erro em algum: simplesmente busca estudar mais sobre o assunto.

E você, com qual dessas qualidades mais se identifica? =)

Comentários

Deixe uma resposta