Teoria das Estruturas

1777 materiais | 7148 seguidores
  • ...
  • Aulas e Resumos

    • Introdução à análise de estruturas

      Forneceremos um panorama histórico da Engenharia de Estruturas (desde as primeiras estruturas de pilares e vergas até os edifícios altos e pontes de cabo atuais).Também nesta seção, descreveremos as principais características desses elementos estruturais básicos para que você aprenda como utilizá-los mais eficientemente. E para ilustrar o modo como o projetista combina os elementos estruturais básicos em um sistema estrutural estável, discutiremos o comportamento de uma estrutura simples.
    • Cargas de projeto

      Nesta seção, aprenderemos sobre as cargas, que incluem peso próprio e sobrecarga, áreas de influência e forças sísmicas e eólicas. Assim, teremos um entendimento básico de como os prédios de vários pavimentos, pontes e outras estruturas respondem aos terremotos e ao vento.
    • Fundamentos da Análise de Estruturas

      Faremos, nessa seção, uma revisão da Estática, discutindo as definições das Forças e Momentos e algumas de suas propriedades. Em seguida, apresentaremos as equações de equilíbrio estático e as definições de apoios, e como eles são adotados em estruturas. Por último, analisaremos a definição de estaticidade e estabilidade de estrutura. Dessa forma, poderemos ter um conhecimento inicial sobre como realizar a análise das estruturas.
    • Vigas e pórticos

      Aprenderemos nesta seção a determinar as reações e os esforços internos de vigas e pórticos isostáticos. Vamos ver casos de vigas retas simples, dentes Gerber (rótulas) e vigas inclinadas. Também vamos estudar a relação diferencial entre os carregamentos, os esforços cortantes e os momentos fletores. Por último veremos casos de pórticos simples e compostos, como calcular suas reações e os referenciais para a representação dos esforços.
    • Treliças

      Nesta seção veremos o estudo das treliças, que são estruturas particulares submetidas apenas a esforços normais. Veremos os principais tipos de treliças e suas aplicações, além de analisar dois métodos para o cálculo dos esforços.
    • Tirantes, escoras e arcos

      Nesta seção aprenderemos a correlacionar o comportamento dos arcos, tirantes e escoras e examinar suas características especiais (atuar geralmente em tensão normal direta e usar os materiais com eficiência).
    • Grelhas e pórticos espaciais

      Aprenderemos nesta seção alguns aspectos de estruturas espaciais isostáticas. Veremos o que são grelhas e quais são suas características, aprenderemos a decompor as barras de grelhas e de pórticos espaciais e como traças os diagramas de esforços desses tipos de estruturas.
    • Cargas móveis

      Abordaremos nesta seção os métodos de posicionamento de sobrecarga em estruturas estaticamente determinadas para maximizar a força interna em uma seção específica de uma viga, pórtico ou em barras de uma treliça.