Logo Passei Direto

aol 4 hemoterapia e banco de sangue Clau

Ferramentas de estudo

Solved questions

A fase pós-analítica se inicia depois que são obtidos os resultados dos testes imuno-hematológicos realizados na fase analítica, acabando com a liberação técnica e a emissão do laudo diagnóstico pelo profissional responsável técnico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o laboratório responsável deve manter os registros dos laudos arquivados por:
dez anos.
quatro anos.
cinco anos.
dois anos.
um ano.

A produção e a liberação de laudos laboratoriais são passos cruciais em procedimentos pós-analíticos, visto que seus formatos, conteúdos e formas de expressar os resultados podem afetar a interpretação e a utilização dos dados laboratoriais pelos médicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interpretação dos resultados imuno-hematológicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os controles da reação antígeno-anticorpo são incluídos na rotina laboratorial a fim de diferenciar a aglutinação específica da inespecífica.
II. A interpretação dos resultados laboratoriais deve ser realizada pelo mesmo profissional para reduzir erros.
III. Os testes imuno-hematológicos realizados em tubos devem ser centrifugados e mantidos imóveis para avaliar a presença da aglutinação.
IV. Todos os testes devem passar por dupla conferência.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
I, III e IV.
II e IV.
I e II.
II e III.

Leia o excerto a seguir: 'Caso o paciente já tenha o grupo sanguíneo testado na agência transfusional do hospital, podem ser utilizadas bolsas isogrupos. Mas os testes pré-transfusionais (incluindo prova de compatibilidade) devem ser realizados em todos os casos, mesmo que o resultado seja fornecido posteriormente ao procedimento transfusional.'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros testes imuno-hematológicos, pode-se afirmar que a prova de compatibilidade mais importante identifica a:
presença de antígenos nos eritrócitos do paciente que estão ausentes nos eritrócitos do doador.
presença de antígenos nos eritrócitos do doador que estão ausentes nos eritrócitos do paciente.
presença de anticorpos no doador dirigidos contra antígenos presentes nos eritrócitos do paciente.
presença de anticorpos no paciente dirigidos contra antígenos presentes nos eritrócitos do doador.
presença de anticorpos irregulares no soro do doador.

O resultado no laboratório de imuno-hematologia é baseado na hemólise e/ou na aglutinação eritrocitária, que pode ser específica ou inespecífica. Os exames laboratoriais devem ser capazes de diferenciar a aglutinação específica das aglutinações eritrocitárias inespecíficas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a interpretação dos resultados imuno-hematológicos, pode-se afirmar que a aglutinação específica ocorre quando:
anticorpos se ligam aos antígenos eritrocitários e as cargas elétricas se repelem.
há a presença de antígenos e anticorpos correspondentes.
anticorpos inespecíficos se ligam a antígenos por interferência de substâncias presentes no meio.
anticorpos específicos se ligam aos antígenos eritrocitários correspondentes e neutralizam as cargas elétricas.
há a presença compostos carregados ou neutros no meio.

Leia o excerto a seguir: 'Os conhecimentos na área de imuno-hematologia eritrocitária propiciaram uma transfusão sanguínea mais segura e melhoraram o diagnóstico laboratorial de quadros potencialmente graves e fatais como a doença hemolítica do feto e do recém-nascido (DHFN) e a anemia hemolítica autoimune (AHAI).'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), pode-se afirmar que a sensibilização eritrocitária materna acontece:
pela passagem de eritrócitos maternos incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea fetal, que produz anticorpos contra esses antígenos.
pela passagem de eritrócitos fetais incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que produz anticorpos contra esses antígenos.
pela produção de anticorpos antieritrocitários pelo feto, herdados geneticamente do pai.
passagem de anticorpos fetais incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que ataca os antígenos incompatíveis.
pela passagem de eritrócitos paternos incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que produz anticorpos contra esses antígenos.

Leia o excerto a seguir: 'O controle de qualidade de um laboratório de imuno-hematologia deve garantir que os resultados produzidos reflitam, de forma consistente e fidedigna, os ensaios realizados dentro das normas técnicas prescritas, assegurando que não representem o resultado de alguma interferência no processo.'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interferências nos resultados dos exames, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Hemocomponentes coagulados não devem ser utilizados no teste de Coombs.
II. Frações do complemento podem se ligar durante a reação a anticorpos IgM sem significado clínico e causar resultados falso-negativos.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As reações transfusionais tardias são caracterizadas por uma diversidade de sintomas e podem ser de origem imunológica ou não imunológica. O diagnóstico precoce das reações transfusionais tardias possibilita a realização de intervenções terapêuticas com uma redução dos efeitos adversos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações pós-transfusionais tardias, analise as reações a seguir e associe-as as respectivas características:
1) Reação hemolítica tardia.
2) Doença do enxerto contra o hospedeiro pós-transfusional.
3) Púrpura pós-transfusional.
4) Refratariedade plaquetária.
5) Transmissão de agentes infecciosos.
( ) Leve aumento de plaquetas após a transfusão de concentrado de plaquetas.
( ) Costuma acontecer quando o sangue do doador foi coletado durante o período de janela imunológica.
( ) Condição que acontece devido à transfusão de linfócitos T de um doador imunocompetente para um paciente imunodeprimido.
( ) É a sensibilização plaquetária do paciente ao antígeno HPA-1 que ocorre após a transfusão de hemocomponentes que contenham plaquetas.
( ) Ocorre a partir de uma segunda sensibilização dos eritrócitos a antígenos não próprios, quando o paciente produz anticorpos da classe IgG, que são responsáveis pela hemólise.

Leia o excerto a seguir: 'A qualidade da imuno-hematologia na execução dos exames imuno-hematológicos […] e na correta utilização do soro antiglobulina humana é fundamental para o diagnóstico da doença hemolítica perinatal, da anemia hemolítica autoimune e da conduta transfusional nos transplantes ABO e/ou Rh incompatíveis, contribuindo para a segurança transfusional.'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre resultados de exames, é correto afirmar que os resultados dos exames imuno-hematológicos realizados nos componentes sanguíneos são:
pesquisa de anticorpos irregulares menos conhecidos na medicina transfusional e fenotipagem eritrocitária ABO e RhD.
fenotipagem eritrocitária ABO e RhD e pesquisa de anticorpos irregulares conhecidos na medicina transfusional.
pesquisa de anticorpos irregulares conhecidos na medicina transfusional e fenotipagem ABO.
fenotipagem eritrocitária ABO e RhD e pesquisa de anticorpos irregulares mais importantes para a medicina transfusional.
fenotipagem eritrocitária para os sistemas mais importantes para a medicina transfusional e pesquisa de anticorpos regulares.

Alguns pacientes de doenças crônicas necessitam de várias transfusões no curso da doença. O excesso de transfusões sanguínea pode causar reações pós-transfusionais ou, ainda, algumas reações pós-transfusionais podem estar associadas ao quadro clínico do paciente. Em alguns casos, são utilizados hemocomponentes modificados na hemoterapia, de acordo com a necessidade do paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações pós-transfusionais associadas a patologias, analise as afirmativas a seguir:
I. Pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) apresentam maior chance de produzir anticorpos contra antígenos eritrocitários após múltiplas transfusões.
II. Pacientes com hipotireoidismo podem desenvolver hiper-hemólise após transfusão de eritrócitos compatíveis.
III. Pacientes portadores de anemias e que passam por múltiplas transfusões ficam mais propensos a desenvolver hipotireoidismo.
IV. Portadores de talassemias que passaram por esplenectomia têm mais riscos de sofrer aloimunização e reação pós-transfusional hemolítica após transfusões recorrentes.
V. A hemossiderose pode ocorrer em pacientes portadores de anemia falciforme e lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Está correto apenas o que se afirma em: III e V.
II, III e V.
I, II e IV.
I e II.

Material
Study with thousands of resources!

Solved questions

A fase pós-analítica se inicia depois que são obtidos os resultados dos testes imuno-hematológicos realizados na fase analítica, acabando com a liberação técnica e a emissão do laudo diagnóstico pelo profissional responsável técnico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o laboratório responsável deve manter os registros dos laudos arquivados por:
dez anos.
quatro anos.
cinco anos.
dois anos.
um ano.

A produção e a liberação de laudos laboratoriais são passos cruciais em procedimentos pós-analíticos, visto que seus formatos, conteúdos e formas de expressar os resultados podem afetar a interpretação e a utilização dos dados laboratoriais pelos médicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interpretação dos resultados imuno-hematológicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os controles da reação antígeno-anticorpo são incluídos na rotina laboratorial a fim de diferenciar a aglutinação específica da inespecífica.
II. A interpretação dos resultados laboratoriais deve ser realizada pelo mesmo profissional para reduzir erros.
III. Os testes imuno-hematológicos realizados em tubos devem ser centrifugados e mantidos imóveis para avaliar a presença da aglutinação.
IV. Todos os testes devem passar por dupla conferência.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
I, III e IV.
II e IV.
I e II.
II e III.

Leia o excerto a seguir: 'Caso o paciente já tenha o grupo sanguíneo testado na agência transfusional do hospital, podem ser utilizadas bolsas isogrupos. Mas os testes pré-transfusionais (incluindo prova de compatibilidade) devem ser realizados em todos os casos, mesmo que o resultado seja fornecido posteriormente ao procedimento transfusional.'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros testes imuno-hematológicos, pode-se afirmar que a prova de compatibilidade mais importante identifica a:
presença de antígenos nos eritrócitos do paciente que estão ausentes nos eritrócitos do doador.
presença de antígenos nos eritrócitos do doador que estão ausentes nos eritrócitos do paciente.
presença de anticorpos no doador dirigidos contra antígenos presentes nos eritrócitos do paciente.
presença de anticorpos no paciente dirigidos contra antígenos presentes nos eritrócitos do doador.
presença de anticorpos irregulares no soro do doador.

O resultado no laboratório de imuno-hematologia é baseado na hemólise e/ou na aglutinação eritrocitária, que pode ser específica ou inespecífica. Os exames laboratoriais devem ser capazes de diferenciar a aglutinação específica das aglutinações eritrocitárias inespecíficas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a interpretação dos resultados imuno-hematológicos, pode-se afirmar que a aglutinação específica ocorre quando:
anticorpos se ligam aos antígenos eritrocitários e as cargas elétricas se repelem.
há a presença de antígenos e anticorpos correspondentes.
anticorpos inespecíficos se ligam a antígenos por interferência de substâncias presentes no meio.
anticorpos específicos se ligam aos antígenos eritrocitários correspondentes e neutralizam as cargas elétricas.
há a presença compostos carregados ou neutros no meio.

Leia o excerto a seguir: 'Os conhecimentos na área de imuno-hematologia eritrocitária propiciaram uma transfusão sanguínea mais segura e melhoraram o diagnóstico laboratorial de quadros potencialmente graves e fatais como a doença hemolítica do feto e do recém-nascido (DHFN) e a anemia hemolítica autoimune (AHAI).'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), pode-se afirmar que a sensibilização eritrocitária materna acontece:
pela passagem de eritrócitos maternos incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea fetal, que produz anticorpos contra esses antígenos.
pela passagem de eritrócitos fetais incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que produz anticorpos contra esses antígenos.
pela produção de anticorpos antieritrocitários pelo feto, herdados geneticamente do pai.
passagem de anticorpos fetais incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que ataca os antígenos incompatíveis.
pela passagem de eritrócitos paternos incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que produz anticorpos contra esses antígenos.

Leia o excerto a seguir: 'O controle de qualidade de um laboratório de imuno-hematologia deve garantir que os resultados produzidos reflitam, de forma consistente e fidedigna, os ensaios realizados dentro das normas técnicas prescritas, assegurando que não representem o resultado de alguma interferência no processo.'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interferências nos resultados dos exames, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Hemocomponentes coagulados não devem ser utilizados no teste de Coombs.
II. Frações do complemento podem se ligar durante a reação a anticorpos IgM sem significado clínico e causar resultados falso-negativos.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As reações transfusionais tardias são caracterizadas por uma diversidade de sintomas e podem ser de origem imunológica ou não imunológica. O diagnóstico precoce das reações transfusionais tardias possibilita a realização de intervenções terapêuticas com uma redução dos efeitos adversos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações pós-transfusionais tardias, analise as reações a seguir e associe-as as respectivas características:
1) Reação hemolítica tardia.
2) Doença do enxerto contra o hospedeiro pós-transfusional.
3) Púrpura pós-transfusional.
4) Refratariedade plaquetária.
5) Transmissão de agentes infecciosos.
( ) Leve aumento de plaquetas após a transfusão de concentrado de plaquetas.
( ) Costuma acontecer quando o sangue do doador foi coletado durante o período de janela imunológica.
( ) Condição que acontece devido à transfusão de linfócitos T de um doador imunocompetente para um paciente imunodeprimido.
( ) É a sensibilização plaquetária do paciente ao antígeno HPA-1 que ocorre após a transfusão de hemocomponentes que contenham plaquetas.
( ) Ocorre a partir de uma segunda sensibilização dos eritrócitos a antígenos não próprios, quando o paciente produz anticorpos da classe IgG, que são responsáveis pela hemólise.

Leia o excerto a seguir: 'A qualidade da imuno-hematologia na execução dos exames imuno-hematológicos […] e na correta utilização do soro antiglobulina humana é fundamental para o diagnóstico da doença hemolítica perinatal, da anemia hemolítica autoimune e da conduta transfusional nos transplantes ABO e/ou Rh incompatíveis, contribuindo para a segurança transfusional.'
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre resultados de exames, é correto afirmar que os resultados dos exames imuno-hematológicos realizados nos componentes sanguíneos são:
pesquisa de anticorpos irregulares menos conhecidos na medicina transfusional e fenotipagem eritrocitária ABO e RhD.
fenotipagem eritrocitária ABO e RhD e pesquisa de anticorpos irregulares conhecidos na medicina transfusional.
pesquisa de anticorpos irregulares conhecidos na medicina transfusional e fenotipagem ABO.
fenotipagem eritrocitária ABO e RhD e pesquisa de anticorpos irregulares mais importantes para a medicina transfusional.
fenotipagem eritrocitária para os sistemas mais importantes para a medicina transfusional e pesquisa de anticorpos regulares.

Alguns pacientes de doenças crônicas necessitam de várias transfusões no curso da doença. O excesso de transfusões sanguínea pode causar reações pós-transfusionais ou, ainda, algumas reações pós-transfusionais podem estar associadas ao quadro clínico do paciente. Em alguns casos, são utilizados hemocomponentes modificados na hemoterapia, de acordo com a necessidade do paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações pós-transfusionais associadas a patologias, analise as afirmativas a seguir:
I. Pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) apresentam maior chance de produzir anticorpos contra antígenos eritrocitários após múltiplas transfusões.
II. Pacientes com hipotireoidismo podem desenvolver hiper-hemólise após transfusão de eritrócitos compatíveis.
III. Pacientes portadores de anemias e que passam por múltiplas transfusões ficam mais propensos a desenvolver hipotireoidismo.
IV. Portadores de talassemias que passaram por esplenectomia têm mais riscos de sofrer aloimunização e reação pós-transfusional hemolítica após transfusões recorrentes.
V. A hemossiderose pode ocorrer em pacientes portadores de anemia falciforme e lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Está correto apenas o que se afirma em: III e V.
II, III e V.
I, II e IV.
I e II.

Text Material Preview

13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 1/8
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 -- /1
É importante ter uma boa compreensão dos fatores que podem impactar os resultados dos exames imuno-
hematológicos. Os resultados podem ser influenciados por variações pré-analíticas e/ou também por variações 
biológicas individuais do paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interferências nos resultados dos exames, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A tipagem sanguínea direta se difere da indireta por ser realizada entre o soro do paciente com eritrócitos cujos 
fenótipos são conhecidos (A e B).
Porque:
II. A tipagem sanguínea indireta é realizada entre eritrócitos do paciente e anticorpos contra antígenos A, B ou 
RhD.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
10/10
Nota final
Enviado: 13/09/21 10:52 (BRT)
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 2/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 2 -- /1
A fase pós-analítica se inicia depois que são obtidos os resultados dos testes imuno-hematológicos realizados na 
fase analítica, acabando com a liberação técnica e a emissão do laudo diagnóstico pelo profissional responsável 
técnico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o laboratório responsável deve 
manter os registros dos laudos arquivados por:
dez anos.
quatro anos.
Resposta corretacinco anos.
dois anos.
um ano.
Pergunta 3 -- /1
A produção e a liberação de laudos laboratoriais são passos cruciais em procedimentos pós-analíticos, visto que 
seus formatos, conteúdos e formas de expressar os resultados podem afetar a interpretação e a utilização dos 
dados laboratoriais pelos médicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interpretação dos resultados imuno-
hematológicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os controles da reação antígeno-anticorpo são incluídos na rotina laboratorial a fim de diferenciar a aglutinação 
específica da inespecífica.
II. A interpretação dos resultados laboratoriais deve ser realizada pelo mesmo profissional para reduzir erros.
III. Os testes imuno-hematológicos realizados em tubos devem ser centrifugados e mantidos imóveis para avaliar 
a presença da aglutinação.
IV. Todos os testes devem passar por dupla conferência.
Está correto apenas o que se afirma em:
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 3/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretaI e IV.
I, III e IV.
II e IV.
I e II.
II e III.
Pergunta 4 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“Caso o paciente já tenha o grupo sanguíneo testado na agência transfusional do hospital, podem ser utilizadas 
bolsas isogrupos. Mas os testes pré-transfusionais (incluindo prova de compatibilidade) devem ser realizados em 
todos os casos, mesmo que o resultado seja fornecido posteriormente ao procedimento transfusional.”
Fonte: PROIETTI, A. B. et al. Hemoterapia: condutas para a prática clínica. Belo Horizonte: Rede, 2010. p. 24.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros testes imuno-hematológicos, pode-se 
afirmar que a prova de compatibilidade mais importante identifica a:
presença de antígenos nos eritrócitos do paciente que estão ausentes nos eritrócitos do doador.
presença de antígenos nos eritrócitos do doador que estão ausentes nos eritrócitos do paciente.
presença de anticorpos no doador dirigidos contra antígenos presentes nos eritrócitos do paciente.
Resposta correta
presença de anticorpos no paciente dirigidos contra antígenos presentes nos 
eritrócitos do doador.
presença de anticorpos irregulares no soro do doador.
Pergunta 5 -- /1
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 4/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
O resultado no laboratório de imuno-hematologia é baseado na hemólise e/ou na aglutinação eritrocitária, que 
pode ser específica ou inespecífica. Os exames laboratoriais devem ser capazes de diferenciar a aglutinação 
específica das aglutinações eritrocitárias inespecíficas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a interpretação dos resultados imuno-
hematológicos, pode-se afirmar que a aglutinação específica ocorre quando:
anticorpos se ligam aos antígenos eritrocitários e as cargas elétricas se repelem.
há a presença de antígenos e anticorpos correspondentes.
anticorpos inespecíficos se ligam a antígenos por interferência de substâncias presentes no meio.
Resposta correta
anticorpos específicos se ligam aos antígenos eritrocitários correspondentes e 
neutralizam as cargas elétricas.
há a presença compostos carregados ou neutros no meio.
Pergunta 6 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“Os conhecimentos na área de imuno-hematologia eritrocitária propiciaram uma transfusão sanguínea mais 
segura e melhoraram o diagnóstico laboratorial de quadros potencialmente graves e fatais como a doença 
hemolítica do feto e do recém-nascido (DHFN) e a anemia hemolítica autoimune (AHAI).”
Fonte: SILVA, P. H. et al. Hematologia laboratorial: teoria e procedimentos. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 391.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), 
pode-se afirmar que a sensibilização eritrocitária materna acontece:
pela passagem de eritrócitos maternos incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea fetal, 
que produz anticorpos contra esses antígenos.
Resposta correta
pela passagem de eritrócitos fetais incompatíveis pela placenta para a circulação 
sanguínea materna, que produz anticorpos contra esses antígenos.
pela produção de anticorpos antieritrocitários pelo feto, herdados geneticamente do pai.
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 5/8
Ocultar opções de resposta 
passagem de anticorpos fetais incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea materna, que 
ataca os antígenos incompatíveis.
pela passagem de eritrócitos paternos incompatíveis pela placenta para a circulação sanguínea 
materna, que produz anticorpos contra esses antígenos.
Pergunta 7 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“O controle de qualidade de um laboratório de imuno-hematologia deve garantir que os resultados produzidos 
reflitam, de forma consistente e fidedigna, os ensaios realizados dentro das normas técnicas prescritas, 
assegurando que não representem o resultado de alguma interferência no processo.”
Fonte: OLIVEIRA, M. B. S. C.; RIBEIRO, F. C.; VIZZONI, A. G. Conceitos básicos e aplicados em imuno-
hematologia. Rio de Janeiro: Suprema, 2013. p. 144.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interferências nos resultados dos exames, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Hemocomponentes coagulados não devem ser utilizados no teste de Coombs.
Porque:
II. Frações do complemento podem se ligar durante a reação a anticorpos IgM sem significado clínico e causar 
resultados falso-negativos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Aasserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 8
--
/1
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 6/8
Ocultar opções de resposta 
As reações transfusionais tardias são caracterizadas por uma diversidade de sintomas e podem ser de origem 
imunológica ou não imunológica. O diagnóstico precoce das reações transfusionais tardias possibilita a realização 
de intervenções terapêuticas com uma redução dos efeitos adversos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações pós-transfusionais tardias, analise as 
reações a seguir e associe-as as respectivas características:
1) Reação hemolítica tardia.
2) Doença do enxerto contra o hospedeiro pós-transfusional.
3) Púrpura pós-transfusional.
4) Refratariedade plaquetária.
5) Transmissão de agentes infecciosos.
( ) Leve aumento de plaquetas após a transfusão de concentrado de plaquetas.
( ) Costuma acontecer quando o sangue do doador foi coletado durante o período de janela imunológica.
( ) Condição que acontece devido à transfusão de linfócitos T de um doador imunocompetente para um paciente 
imunodeprimido.
( ) É a sensibilização plaquetária do paciente ao antígeno HPA-1 que ocorre após a transfusão de 
hemocomponentes que contenham plaquetas.
( ) Ocorre a partir de uma segunda sensibilização dos eritrócitos a antígenos não próprios, quando o paciente 
produz anticorpos da classe IgG, que são responsáveis pela hemólise.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 1, 5, 4, 2.
4, 5, 2, 1, 3.
Resposta correta4, 5, 2, 3, 1.
4, 2, 5, 3, 1.
3, 5, 1, 4, 2.
Pergunta 9 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“A qualidade da imuno-hematologia na execução dos exames imuno-hematológicos […] e na correta utilização do 
soro antiglobulina humana é fundamental para o diagnóstico da doença hemolítica perinatal, da anemia hemolítica 
autoimune e da conduta transfusional nos transplantes ABO e/ou Rh incompatíveis, contribuindo para a segurança 
transfusional.”
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 7/8
Ocultar opções de resposta 
Fonte: OLIVEIRA, M. B. S. C.; RIBEIRO, F. C.; VIZZONI, A. G. Conceitos básicos e aplicados em imuno-
hematologia. Rio de Janeiro: Suprema, 2013. p. 8.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre resultados de exames, é correto afirmar que os 
resultados dos exames imuno-hematológicos realizados nos componentes sanguíneos são:
pesquisa de anticorpos irregulares menos conhecidos na medicina transfusional e fenotipagem 
eritrocitária ABO e RhD.
fenotipagem eritrocitária ABO e RhD e pesquisa de anticorpos irregulares conhecidos na medicina 
transfusional.
pesquisa de anticorpos irregulares conhecidos na medicina transfusional e fenotipagem ABO.
Resposta correta
fenotipagem eritrocitária ABO e RhD e pesquisa de anticorpos irregulares mais 
importantes para a medicina transfusional.
fenotipagem eritrocitária para os sistemas mais importantes para a medicina transfusional e pesquisa 
de anticorpos regulares.
Pergunta 10 -- /1
Alguns pacientes de doenças crônicas necessitam de várias transfusões no curso da doença. O excesso de 
transfusões sanguínea pode causar reações pós-transfusionais ou, ainda, algumas reações pós-transfusionais 
podem estar associadas ao quadro clínico do paciente. Em alguns casos, são utilizados hemocomponentes 
modificados na hemoterapia, de acordo com a necessidade do paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações pós-transfusionais associadas a 
patologias, analise as afirmativas a seguir:
I. Pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) apresentam maior chance de produzir anticorpos contra 
antígenos eritrocitários após múltiplas transfusões.
II. Pacientes com hipotireoidismo podem desenvolver hiper-hemólise após transfusão de eritrócitos compatíveis.
III. Pacientes portadores de anemias e que passam por múltiplas transfusões ficam mais propensos a desenvolver 
hipotireoidismo.
IV. Portadores de talassemias que passaram por esplenectomia têm mais riscos de sofrer aloimunização e reação 
pós-transfusional hemolítica após transfusões recorrentes.
V. A hemossiderose pode ocorrer em pacientes portadores de anemia falciforme e lúpus eritematoso sistêmico 
(LES).
Está correto apenas o que se afirma em:
13/09/2021 10:53 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_62954_1/grades/assessment/_4109202_1/overview/attempt/_13868156_1/review/inline-feedback?… 8/8
Ocultar opções de resposta 
III e V.
II, III e V.
I, II e IV.
I e II.
Resposta corretaI, III e IV.