Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

ATIVIDADES
AULA 7 E AULA 8
ENVIE PELO PORTFÓLIO 4 
 veramartinsitajai.blogspot.com
Você deverá resolver a questão abaixo e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual . Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.
	
	NOME:
RGM:
POLO:
Se você precisasse trabalhar o poema abaixo com alunos do Ensino Médio, de que forma o faria? O que você lhes diria? Não se trata de fazer um Plano de aula, mas de explicar o que você, enquanto professor(a) de Literatura, diria a seus alunos. Lembre-se de que é preciso explorar os versos!!! (5,0)
Primeiramente faria um resumo da vida do autor, explicando um pouco da vida e quais influências ele sofreu. Ex:
 O autor foi o principal nome do simbolismo brasileiro, foi filho de escravos, teve acesso à educação formal graças ao apadrinhamento do ex-dono de sua mãe, porém, durante todo a sua vida sofreu preconceito racial. 
Explicaria todas as informações possíveis sobre a vida do autor, em seguida, distribuiria o poema “SONHOS BRANCOS” em folhas para que juntos fizessem a leitura e discutiríamos cada uma das estrofes.
Na discussão sobre o poema explicaria cada uma das estrofes da forma a seguir:
Na primeira estrofe do soneto “Sonho Branco” o eu lírico personifica e descreve sonho e tem uma maiúscula alegorizante, “Luar, Sonho.” E comum usar maiúsculas sem necessidade gramatical no simbolismo. 
Na segunda estrofe a sinestesia característica do simbolismo está presente quando se refere ao aromal(olfato), esplendor indefinido(visão), seguindo para seguinte estrofe onde as aves sonorizam (audição) as vestes frescas do mais puro linho, e as rosas brancas dão-te um ar nevado (tato), o pessimismo do último verso, com o uso das reticências, para dar um tom vago, impreciso.
Na última estrofe a obsessão por branco e o sentimento mórbido no qual se refere ao último verso.
A exploração de imagens repletas de referências a ambientes etéreos/celestiais e uma das características do soneto no simbolismo.
SONHO BRANCO Cruz e Sousa
 
 De linho e rosas brancas vais vestido, 
 Sonho virgem que cantas no meu peito!... 
 És do Luar o claro deus eleito, 
 Das estrelas puríssimas nascido. 
 Por caminho aromal, enflorescido, 
 Alvo, sereno, límpido, direito, 
 Segues, radiante, no esplendor perfeito, 
 No perfeito esplendor indefinido... 
 
 As aves sonorizam-te o caminho... 
 E as vestes frescas, do mais puro linho 
 E as rosas brancas dão-te um ar nevado... 
 
 No entanto, Ó Sonho branco de quermesse! 
 Nessa alegria em que tu vais, parece 
 Que vais infantilmente amortalhado! 
 
ATIVIDADE
AULA 8
 quasepoema.zip.net
	
1) Você leu nas aulas 6 e 7 sobre a grande influência que os poetas franceses exerceram sobre os Simbolistas brasileiros e portugueses. Pesquise sobre Baudelaire e seu famoso poema “As flores do mal” e sobre Mallarmé “Poesia e sugestão”. Elabore um pequeno texto sobre o que você encontrou e que julgue importante para compreender melhor a estética simbolista. (2,0)
A Obra “As flores do mal considerado o marco da poesia moderna, foi criada com versos rigorosamente metrificadas e rimas, prefigurando com o parnasianismo tratou de temas e assuntos que vão do sublime ao escabroso, investindo liricamente contra conversões morais que permeava a sociedade francesa nos meados do século XIX.
Esta obra, reúne de modo exemplar uma série de motivos, a expulsão do paraíso, o amor, a morte, o tempo, o exilio e o tedio, os poemas da obra retratam as mazelas do Espírito humano.
Mallarme cria uma poética, afastando-se de uma cadência redonda e convencional, ao contrário de outros sonetistas, para ele o dístico terminal do soneto deve ser somente como um eco vago e perdido da ideia principal. Uma espécie de cadência sonora.
2) Leia o artigo “Sá-Carneiro: um simbolista tardio?” (Profª Drª Cleonice Berardinelli). Percebe-se o quanto é importante termos a clara noção de que os períodos literários são estabelecidos, apenas, didaticamente, mas a consistência desse critério torna-se questionável quando nos damos conta de que as tendências e os ideais desses períodos se entrelaçam, imbricam uns nos outros, perpassam-se. Dessa forma, entende-se que Sá-Carneiro foi um poeta que viveu no período modernista, porém guarda traços simbolistas. 
Elabore uma resenha crítica sobre o artigo lido. Estabeleça relação com outros materiais pesquisados. (3,0)
O simbolismo de acordo com o artigo, aproxima-se do impressionismo, Sa Carneiro sofreu influências de escritores franceses como Baudelaire, o que permitiu a mistura de ideias, a comparação feita com outros autores foi de suma importância para a percepção e entendimento da obra de Sa-Carneiro. A relação entre a psicologia e o subjetivismo que permeia os períodos literários e de intensa complexidade, textos como “As flores do Mal” e “Poesia e Sugestões”, possuem estilos marcantes e únicos, com exploração acerca das inquietudes de As-Carneiro, que faz com que sejam textos que afirmam a ideia do artigo.
A “Obra de As Carneiro e modernistas, mas apresenta traços do simbolismo, e irracionalismo, o culto a dor.