Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

3.3 Mistura do concreto
Os materiais que compõem o concreto devem ser inseridos no caminhão betoneira na ordem correta e nas quantidades determinadas tecnicamente. A verificação da qualidade da mistura na betoneira deve incluir a verificação de vazamentos, a ausência de concreto aderido às paredes da betoneira e a conformidade com outros parâmetros e limites especificados na Norma. Também é possível realizar a mistura completa do concreto no caminhão betoneira, independentemente de o equipamento possuir ou não um sistema de agitação.
Mistura parcial na central e complementação na obra
A ABNT NBR 7212:2012 também prevê que, em algumas situações, parte da água seja adicionada aos materiais do concreto no caminhão betoneira, e o restante é adicionado no local de trabalho, antes da mistura final e descarga. É fundamental ter um controle rigoroso e registros precisos da quantidade de água que foi adicionada na central e da quantidade a ser adicionada no local de trabalho para evitar exceder a quantidade planejada na dosagem. Atenção: a "água complementar" é a quantidade de água adicionada ao concreto que não ultrapassa a quantidade prevista na dosagem.
Em algumas situações, como a adição de fibras, aditivos, gelo, etc., isso pode ser feito no local de trabalho antes da mistura final e descarga, desde que seja acordado previamente e especificado na formulação do concreto. É importante observar as especificações dos equipamentos em relação ao tempo de mistura, desde que sejam respeitados os valores mínimos de 30 segundos por metro cúbico de concreto e 3 minutos de velocidade de mistura.
Responsabilidades
O controle da produção do concreto em uma usina pode variar de acordo com a estrutura da planta e o volume de concreto que pode produzir. Em grandes usinas de concreto, as tarefas estudadas nesse tópico são divididas entre os seguintes membros da equipe:
· Engenheiro de produção: Define o traço que será utilizado e o volume a ser produzido de acordo com as encomendas da usina;
· Profissional de Laboratório: Responsável pela coleta da amostra da areia úmida, determinação da umidade e comunicação para a os operadores da central de dosagem;
· Operadores da Central Dosadora: realizam a correção do traço de acordo com a umidade dos agregados informada.
· Em pequenas usinas de concreto, a rotina pode ser simplificada da seguinte forma:
· Engenheiro de produção: Define o traço que será utilizado e o volume a ser produzido de acordo com as encomendas da usina;
· Balanceiro (ou, na sua ausência, operador da pá carregadeira): Responsável pela coleta da amostra da areia úmida, determinação da umidade e comunicação para a os operadores da central de dosagem, realização da correção do traço de acordo com a umidade dos agregados informada sob supervisão do engenheiro de produção.
Por esse motivo, é de extrema importância que todos os procedimentos sejam de conhecimento de toda a equipe para evitar problemas da produção pela eventual falta de um dos funcionários.