Logo Passei Direto

projecto gestao de resideos

Ferramentas de estudo

Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

11
	
Fernanda Aquilene
Gestão de Resíduos sólidos urbanos 
Estudo de caso de bairro 7 de Setembro 
Licenciatura em Direito 
Universidade Pedagógica
Chimoio
2019
Fernanda Aquilene
Gestão de Residios sólidos urbanos 
Estudo de caso de bairro 7 de Setembro, Chimoio 
	Projecto de pesquisa apresentado ao Curso de Direito, Departamento de Ciências Sociais e Filosóficas, Delegação de Manica.
Docente: MSc. Eng. João Filipe Muchanga
Universidade Pedagógica
Chimoio
2019
Índice
1 INTRODUÇÃO	1
1.1. TEMA:	2
1.2. DELIMITAÇÃO DO TEMA	2
1.3. JUSTIFICATIVA	2
1.4. PROBLEMATIZAÇÃO	3
1.5. HIPÓTESES	4
1.6. OBJETIVOS	4
1.6.1. OBJETIVO GERAL	4
1.6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS	4
1.7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	5
1.8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS	8
1.11. RESULTADOS ESPERADOS	10
1.12. CRONOGRAMA E ORÇAMENTO	10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA	11
ANEXO	12
1 INTRODUÇÃO
Para o autor supracitado, a solução do problema dos resíduos pode envolver uma complexa relação interdisciplinar, abrangendo os aspectos políticos e geográficos, o planeamento local e regional, elemento de sociologia e demografia, entre outros factores.
Na população deste bairro foram observados hábitos de descarte do lixo urbano nas vias públicas, em locais inadequados fora dos pontos da coleta de lixo urbana, ocasionando danos ao meio ambiente, a saúde da população, exalando mau cheiro, causando multiplicação de insetos e roedores transmissores de doenças, propagação de doenças transmissíveis, contaminação do solo e da água, dentre outros.
Torna-se necessário conscientizar a população em relação aos benefícios que o sistema de coleta Municipal urbana nos proporciona e ainda melhor se praticassem a separação do material para reciclagem, diminuindo assim a quantidade lixo para os lixões ou aterro sanitário, ajudaria a preservar e proteger o meio ambiente.
De acordo com aquilo que se verifica no terreno, é de extrema urgência, pensar em adoptar uma gestão dos resíduos sólidos funcional, que venham ajudar a colmatar o mal se verifica no bairro 7 de Setembro, porque para além de afectar ao homem, afecta directamente ao meio ambiente e os ecossistemas ai presentes. Então a gestão integrada de resíduos pelas várias instituições duma forma específica o Conselho Municipal e a população, sobretudo difundirem os mecanismos de gestão de resíduos e a sua importância para o meio ambiente e na saúde.
O trabalho apresenta seguinte estrutura: Capitulo I- Introdução, Justificativa na escolha do Tema, Problematização, Hipóteses, Objectivos da pesquisa, Metodologia da pesquisa; Capítulo II- Fundamentação teórica e resultados esperado.
1.1. TEMA: 
· Gestão de Resíduos sólidos urbanos.
1.2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente trabalho de pesquisa será realizado na Cidade de Chimoio, em particular no bairro 7 de Setembro. Este bairro faz fronteira com o bairro de Chinfura, 16 de Junho e Tambara 2. A pesquisa terá a duração de 3 meses, isto é a recolha de dado será efectuado entre o mês de Março de 2019 ao mês de Maio de 2019.
1.3. JUSTIFICATIVA
O trabalho consiste em sensibilizar e conscientizar a comunidade por meio da Educação Ambiental, objetivando a compreensão dos benefícios e vantagens recebidos através do uso adequado do Sistema Municipal de Coleta de lixo, e o porquê de não descartar lixo urbano ao longo das vias públicas.
O estudo visa também, despertar a população para uma visão crítica e reflexiva sobre noções de proteção ao meio ambiente, usando a reciclagem como uma alternativa no processo de amenizar a quantidade de lixo, para ajudar o planeta na sustentabilidade e ser capaz de suprir as necessidades de gerações futuras.
A ausência da coleta pode ocasionar mau cheiro nas vias públicas, multiplicação de insetos e roedores transmissores de doenças, propagação de doenças transmissíveis, contaminação do solo e da água, declínio no nível da qualidade de vida, degradação do meio ambiente. Eles precisam do apoio e compreensão de todos em relação aos problemas ambientais que o lixo jogado nas ruas em locais inadequados poderá causar a comunidade. 
Serão dadas sugestões e orientações aos moradores através de reuniões bimestrais, com palestras ministradas por profissionais competentes na associação de moradores do bairro, orientando a comunidade a não poluir e degradar as vias públicas, evitando assim a proliferação de doenças, desgastes do solo e poluição do ar, incutindo neles os benefícios que os recursos naturais nos proporcionam.
O estudo visa também, despertar a população para uma visão crítica e reflexiva sobre noções de proteção ao meio ambiente, usando a reciclagem como uma alternativa no processo de amenizar a quantidade de lixo, para ajudar o planeta na sustentabilidade e ser capaz de suprir as necessidades de gerações futuras.
1.4. PROBLEMATIZAÇÃO
Os vários impactos ambientais decorrentes das diferentes formas de disposição de resíduos sólidos oferecem também riscos importantes à saúde humana. Sua disposição no solo, em lixões ou aterros, por exemplo, constitui uma importante fonte de exposição humana a várias substâncias tóxicas (GOUVEIA, 2012).
Para o mesmo autor, o desenvolvimento económico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm sendo acompanhados por alterações no estilo de vida e nos modos de produção e consumo da população. Como decorrência directa desses processos, vem ocorrendo um aumento na produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade, principalmente nos grandes centros urbanos.
O bairro 7 de Setembro experimenta um crescimento populacional significativo e expansão de negócios em ambiente informal. Um dos resultados deste crescimento tem sido o consequente aumento da quantidade de resíduos sólidos produzidos. O aumento da produção de resíduos demanda grandes esforços dos serviços de remoção.
A incapacidade resultante da fraca resposta na remoção destes tem afectado a qualidade do ambiente, a estética do bairro e a saúde pública. Causando algumas doenças como o caso de malária, cólera, meningites e disenterias como consequência de fraca sanidade e fraca gestão de resíduos.
Actualmente, a luta pela preservação do meio e a própria sobrevivência do homem como ser vivo, está directamente relacionada com a questão dos resíduos sólidos urbanos. Pode ainda notar-se que a falta de uma estratégia adequada e acções concretas e dinâmicas ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos é uma situação que tem sido preocupante quase a nível mundial.
Este fenómeno em que os munícipes estão sujeitos faz com que as valas estejam poluídas e contaminadas, pelo motivo da deposição de resíduos sólidos que contem diversos materiais com propriedades químicas variáveis como é o caso de pilhas, embalagens de adubos químicos, latas de baygon, plásticos, garrafas plásticas, vidros, garrafas, e perfumes em locais impróprios. Em face de situação acima exposta, coloca-se a seguinte questão:
Quais são as estratégias usadas pelo município e pelos residentes do bairro 7 de Setembro para a gestão dos resíduos sólidos urbanos?
1.5. Hipóteses
· Provavelmente a má gestão dos resíduos sólidos urbanos seja motivada pela falta de conhecimento no seu tratamento, já que não há campanhas de sensibilização dos residentes sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos;
· Presume-se que os residentes não possuem uma estratégia correcta na gestão de resíduos sólidos a nível do bairro pela falta de contentores e da intervenção das autoridades do bairro na gestão de resíduos sólidos.
1.6. OBJETIVOS
1.6.1. OBJETIVO GERAL
· Conhecer as estratégias usadas pelo município e residentes do bairro 7 de Setembro na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.
1.6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Observar os hábitos de descarte do lixo da população local;
· Registrar as ações antrópicas mais impactantes;
· Divulgar a importância da preservação do solo, dos recursos hídricos, do ar, da mata ciliar, mostra os benefícios do sistema de coleta de lixo, a partir da colaboração dos moradores na proteção do meio ambiente.
· Interagir com a comunidade;
· Traçarplano de ação participativo para descarte do lixo e coleta seletiva municipal em apoio aos catadores;
· Compor uma equipe comunitária para acompanhamento contínuo e fiscalização do plano de ação.
1.7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.7.1. RECICLAGEM
A reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados. Os programas de coleta seletiva que se consolidaram vêm se traduzindo também em alternativas de geração de renda para a manutenção e sobrevivência de muitas famílias. Viável pesquisar muito e aprender sobre coleta seletiva, como um fator importante para o melhoramento da qualidade e da quantidade dos materiais a serem reciclados. (FERREIRA, 2004).
Até o presente momento a maioria das empresas de coleta e limpeza urbana do Brasil não dispõe de um processo eficiente para a limpeza e seleção de resíduos.
Existe a possibilidade das dificuldades serem resolvidas se houver um empenho das autoridades governamentais em dar incentivos fiscais a tais empresas. (SILVEIRA, 2008).
A industrialização trouxe consigo materiais a serem descartados, assim como o aumento do consumo atrelado ao crescimento populacional, gerando também cada vez mais lixo. Das cidades mais populosas até as comunidades mais carentes, um número crescente de pessoas e administrações municipais vem se esforçando na busca das melhores soluções para as questões do lixo urbano (GRIPPI, 2006).
1.7.2. LIXO: UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE
Chama-se de lixo todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas, ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor, aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade;entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado, porém, precisamos rever este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. (FORMIGA, et al. 2007).
Redução, detritos e reciclagem são algumas das opções mais recomendadas para a gestão ambiental dos resíduos. Tais opções, além de minimizar os problemas de disposição, da conservação dos recursos naturais, da redução do consumo de energia e do impacto negativo ao ambiente, permitem a valorização socioeconômica e ambiental dos resíduos. As estratégias, contudo, tornam-se economicamente viáveis quando estes se apresentam livres de contaminação, segregados, classificados e acondicionados corretamente (GRIPPI, 2001; PEREIRA;
TOCHETTO, 2004).
A pesquisa tem como objetivo o incentivo da melhoria do Meio Ambiente, da Saúde e da Qualidade de Vida da comunidade através da sensibilização e conscientização dos moradores do bairro 7 de Setembro, fazendo areciclagem de materiais descartáveis, não jogando lixo fora do local de coleta,minimizando assim os problemas gerados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos residenciais e consequentemente a quantidade de lixo para a coleta urbana.
1.7.3. BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM
As campanhas educativas contribuem para mobilizar a comunidade, para sua participação efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte de geração. Mas, cabe ressaltar o papel da sociedade em geral no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental, que envolvem a todos, levando a idéia de que a reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas que a mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos na própria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis. (FERREIRA,2004).
Um dos benefícios da reciclagem é a recuperação de recursos naturais por meio da reutilização, reciclagem e reprocessamento de materiais antigamente tidos como lixo. Os materiais reciclados, embora sejam utilizados como substitutos de matérias primas, podem produzir um novo tipo de material, representando uma grande oportunidade econômica e social, pois gera emprego e renda, deixando assim de ser um problema para ser uma solução. E dentre algumas vantagens, estão: Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrada; Preservação de recursos naturais; Economia de energia; Economia de água; Diminuição de impactos ambientais; Destruição de habitats; Erosão e perda e solo fértil; Danos a fauna equitiológica e assoreamentos; Geração de empregos diretos e indiretos; Novos negócios. (Lixo Municipal, IPT/CEMPRE, 2000, pág: 83 e 84).
· Econômicos: A reciclagem de 1 kg de vidro quebrado gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matérias-primas, a cada 10% de utilização de cacos, há uma economia de 2,9% de energia, a reciclagem de alumínio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumínio primário, a reciclagem de lixo orgânico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura (REGINA, 2009).
· Ambientais: 50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos, cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m² de monocultura de eucalipto. Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível, a reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas, a reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois, o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água, a cada quilo de alumínio reciclado (GPAMBIENTAL, 1996).
· Sociais: A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo e o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia, recoloca no ciclo de produção um material que pode contaminar o solo, a água e o ar, a reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem (REGINA, 2009).
As questões sociais do problema lixo e limpeza pública urbana envolvem a população, no que diz respeito as suas necessidades, seus desejos, suas atitudes e conhecimentos e seus relacionamentos com a proposta e serviços que lhes são oferecidos (FONSECA, 2001).
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana (PNMA, 1991).
A reciclagem por si só não resolve os problemas ambientais. Mas contribui para a redução da poluição, diminuição da quantidade de lixo nos aterros (onde há) e possibilita o reaproveitamento de materiais que antes seriam descartados.
1.8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1.8.1. Tipo de Pesquisa
A pesquisa quanto aos objectivos é de tipo Exploratória. A pesquisa é do tipo exploratória porque procura buscar um conhecimento através de um caso de estudo específico. E de acordo com a forma de abordagem do tema em estudo a pesquisa é qualitativa e quantitativa, por colher percepções de pessoas sobre a gestão de lixo e ao mesmo tempo usar procedimentos estatísticos.
1.8.2. População/Universo de Pesquisa
A População ou Universo de Pesquisa será constituída por 3750 moradores do bairro 7 de Setembro na cidade de Chimoio.
1.8.3. Tamanho da Amostra	
Com base no método probabilístico, a amostra será constituída por um total de 120 residentes do bairro 7 de Setembro, e o autor seleccionou a amostra através do uso da fórmula de Yamane por ter um número bastante representativo. 
1.8.4. Método Bibliográfico
Para a realização deste trabalho o autor terá como o seu ponto de partida a recolha de dados através de livros, revistas, monografias teses e artigos de internet existentes que aborda assuntos sobre resíduos sólidos urbanos.
1.8.5. Técnica de Observação directa
O autor irá usar este método com intuito de querer observar a existência de contentores na área de estudo, como um factor que possibilita a compreender se a gestão deresíduos sólidos é feita de forma adequada.
1.8.6. Técnica de Entrevista
O autor irá elaborar um guião de perguntas abertas dirigidas ao director responsável pela área de saneamento e solubilidade do CMC (Conselho Municipal do Chimoio), onde o autor entrevistará o director, e de seguida respondia as questões com base nas questões propostas pelo autor.
1.8.7 Técnica de Questionário
O autor irá elaborar um guião de questionário com questões fechadas e abertas dirigidas aos moradores do bairro 7 de Setembro com objectivo de obter informação sobre as estratégias usadas na gestão de resíduos sólidos urbanos naquele bairro. O guião de questões será distribuído a todos residentes que corresponde ao tamanho da amostra da pesquisa e de seguida procedeu-se com o seu preenchimento.
1.9. Relevância do tema
1.9.1 Relevância social
A pesquisa permitirá responder as necessidades dos residentes do bairro 7 de Setembro Cidade de Chimoio, sobre a problemática que os residentes têm enfrentado sobre as estratégias de gestão de resíduos sólidos Urbanos naquele bairro. Visto que o tema tem uma relevância social muito permanente, porque procura resolver a demanda do uso correcto de gestão de resíduos sólidos naquele bairro.
1.9.2. Relevância científica
O tema em estudo é tão pertinente na área científica, porque procura responder as demandas que o homem vem causando no meio ambiente, sobre a gestão incorrecta dos resíduos sólidos urbano, o que leva a provocar danos ao meio ambiente. O autor nesta vertente colocará um tema em estudo muito pertinente sobre a busca do conhecer científico das estratégias usadas pelos residentes na gestão de resíduos sólidos urbanos no bairro 7 de Setembro na Cidade de Chimoio.
1.10. Tratamento de dados
Após a recolha de dados, o autor fará análise dos dados com as variáveis da pesquisa, e com os objectos em estudo. Uso do EXCEL para a construção de gráficos que posteriormente apresentados no trabalho.
1.11. RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que, a contribuição da população local para a coleta seletiva de lixo pode ser verificada por meio da pesquisa através de questionário, sendo verificado que existem moradores com o hábito de separar o lixo apenas às vezes ou ainda não costumam separar o lixo em suas residências, sendo esta uma parcela da população a ser trabalhada da reeducação ambiental a fim de conscientizar sobre os problemas provocados pelo lixo.
Porém, a inexistência de um sistema a educação ambiental é um fator determinante para o sucesso do sistema apresentado e da coleta seletiva de resíduos, pois conforme Bidoneet al. (1999) a eficiência deste processo depende da disposição das pessoas que ocorrerá somente, se houver uma conscientizaçãoprévia.
1.12. Cronograma e Orçamento
1.12.1. Cronograma de actividade
	Actividade programadas
	Março
	Abril
	Maio
	Elaboração do projecto
	 X
	
	
	Entrega ao departamento do curso
	 X
	
	
	Colecta de dados
	
	 X
	
	Elaboração de monografia
	
	 X
	
	1ª e 2ª correcção do trabalho escrito
	
	
	X
	Entrega da monografia ao departamento do curso
	
	
	X
1.12.2. Tabela de orçamento
	Ord
	Artigos
	Custo
	01
	2 Esferográfica
	20.00Mt
	02
	2 Resmas
	400.00Mt
	03
	Impressão 
	200.00 Mt
	04
	Transporte
	300.00 Mt
	05
	Total
	920.00 Mt
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
BIDONE, F. R. A.; et al. Programa de Pesquisa em Saneamento Básico.Metodologias e Técnicas de Minimização, Reciclagem e Reutilização deResíduos Sólidos Urbanos – Rio de Janeiro; ABES – Associação Brasileira deEngenharia Sanitária e Ambiental, 1999.
D’ALMEIDA, Maria Luisa Otero; Vilhena, André, Lixo Municipal: Manual deGerenciamento Integrado, 2.ed. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000.
FONSECA, Edmilson. Iniciação ao Estudo dos Resíduos Sólidos e da LimpezaUrbana. 2 ed. João Pessoa: JCR, 2001.
FORMIGA, Ana Emília et al. Uma contribuição na minimização de resíduo sólidoproduzido pelo CEFET-UNED cajazeiras; enfatizando o papel. Disponível em:http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080220_102836_MEIO-158.pdf.
Acesso em 25/04/2013.
GRIPPI, S. Reciclagem e sua História. 1a Edição. Rio de Janeiro, 2001.
PEREIRA, C.L.; TOCCHETTO, M.R.L. (2004). Resíduos: É Preciso Inverter a
Pirâmide e Reduzir a Geração. Disponível em:
http://www.cnpma.embrapa.br/nova/mostra.php3?id=78. Acesso em 06/06/2013.
Anexo
QUESTIONÁRIO
1 - A maneira de descarte de seu resíduo sólido na sua casa é pela Coleta Urbana?
SIM/ NÃO
2 – O morador faz reutilização de material reciclável (Caixas longa vida)? SIM/NÃO.
3 – A destinação que os moradores dão para os resíduos sólidos em forma dereciclagem é benéfica para o meio ambiente? SIM/ NÃO.
4 – O morador faz separação do material orgânico do inorgânico (seco e molhado)?
SIM/ NÃO.
5 - Você acha que os moradores têm interesse em colaborar com a coleta seletivano bairro? SIM/NÃO.
6 - Fazer um programa de educação ambiental na comunidade por meio de palestraresolveria o problema do lixo? SIM/ NÃO.
7 – Você crê que ações adotadas efetivamente pela comunidade, demostrandocomo preparar o lixo para o descarte ou reaproveitamento para reciclagem, diminuiria a quantidade de lixo enviado a Coleta Urbana? SIM/ NÃO.
8 – O morador faz reciclagem de plástico, papel e latas de alumínio? SIM/NÃO.
9 – Você sabe qual a destinação final do seu lixo após a Coleta Urbana? SIM/NÃO.
10 – O morador tem noção dos impactos que causam ao meio ambiente os resíduos sólidos descartados a céu aberto? SIM/NÃO.