Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico.
Com a filosofia, novo critério de verdade se impunha: o critério da logicidade. Verdade é aquilo, que concorda com as leis do lógos (pensamento, razão). É a razão, que nos dá garantia da verdade, porque o real é racional. 
LARA, Tiago Adão. A Filosofia nas suas origens gregas, 1989, p. 54.
Sobre a gênese do pensamento filosófico, está CORRETO afirmar que 
		
	 
	o despertar da filosofia grega surge na verdade argumentada da razão com o critério da interpretação.   
	
	o critério da logicidade está presente na adesão à crença e ao mito.   
	
	a evidência da verdade com o crivo da racionalidade tem resposta no mito.
	
	a origem do pensamento filosófico surge entre os gregos, no século VI a.C., na busca por explicação do sobrenatural com a força do divino.   
	
	a gênese do pensar filosófico e a inspiração criadora de sentidos consistem na fantasia.
	Respondido em 01/06/2020 17:15:47
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em um importante trecho da sua obra Metafísica, Aristóteles se refere a Sócrates nos seguintes termos:
Sócrates ocupava-se de questões éticas e não da natureza em sua totalidade, mas buscava o universal no âmbito daquelas questões, tendo sido o primeiro a fixar a atenção nas definições.
Aristóteles. Metafísica, A6, 987b 1-3. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.
Com base na filosofia de Sócrates e no trecho supracitado, assinale a alternativa correta.
		
	
	Sócrates usava a filosofia para, através da busca da verdade, os ensinamentos religiosos fossem novamente valorizados e as pessoas se dedicassem a uma vida de fé e comunhão com deus.
	
	Sócrates desejava melhorar os seus concidadãos por meio da investigação filosófica. Para ele, isso implica não buscar "o que é", mas aperfeiçoar "o que parece ser". Por isso, diz o filósofo, o fundamento da vida moral é, em última instância, o egoísmo, ou seja, o que é o bem para o indivíduo num dado momento de sua existência.
	 
	O método utilizado por Sócrates consistia em um exercício dialético, cujo objetivo era livrar o seu interlocutor do erro e do preconceito − com o prévio reconhecimento da própria ignorância −, e levá-lo a formular conceitos de validade universal (definições).
	
	Sócrates era, na verdade, um filósofo da natureza. Para ele, a investigação filosófica é a busca pela "Arché", pelo princípio supremo do Cosmos. Por isso, o método socrático era idêntico aos utilizados pelos filósofos que o antecederam (Pré-socráticos).
	
	O método socrático era empregado simplesmente para ridicularizar os homens, colocando-os diante da própria ignorância. Para Sócrates, conceitos universais são inatingíveis para o homem; por isso, para ele, as definições são sempre relativas e subjetivas, algo que ele confirmou com a máxima "o Homem é a medida de todas as coisas".
	Respondido em 01/06/2020 17:16:52
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo Aristóteles, "na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios - esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas".
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
		
	
	estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
	
	tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
	 
	era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
 
	
	vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
	
	possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
 
	Respondido em 01/06/2020 17:18:48
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Aristóteles,  O Estagirita, viveu entre 384 322 a.C,  filósofo que estudou na Academia fundada por Platão, foi preceptor de Alexandre, O Grande. Acerca de suas ideias, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Justiça é uma virtude, hábito racional, adquirido com o exercício e a ação.
	
	Compreendia, entre outras formas de justiça: forma legal e forma distributiva.
	
	Democracia não é a forma mais justa de governo.
	
	Defendia que a moral era coletiva e a política individual.
	
	Nenhuma das anteriores.
	Respondido em 01/06/2020 17:19:09
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia o texto para responder à questão.
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)
Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
		
	 
	democracia.
	
	oligarquia.
	
	plutocracia.
	
	monarquia.
	
	república.