55
Álgebra Linear Com Aplicações - 10ª Ed.

Exercícios resolvidos: Álgebra Linear Com Aplicações - 10ª Ed.

Howard AntonIBSN: 9788540701694

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +10.041

Exercício

Duas oficinas de conserto de veículos, uma que trata da parte mecânica (M) e outra de lataria (L), utilizam uma os serviços da outra. Para cada $1,00 de negócios que M faz, M utiliza $0,50 de seus próprios serviços e $0,25 dos serviços de L e, para cada $1,00 de negócios que L faz, L utiliza $0,10 de seus próprios serviços e $0,25 dos serviços de M.

(a) Construa uma matriz de consumo para essa economia.

(b) Quais valores de M e L devem ser produzidos para essa economia gerar negócios de $7.000,00 de serviços mecânicos e $14.000,00 de serviços de lataria?

Passo 1 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

A matriz de consumo para uma economia tal que seus vetores coluna listam os insumos necessários para cada um dos setores produzirem $1,00 de produto, respectivamente.

Então, a matriz de consumo para essa economia será:

Passo 2 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Para essa economia gerar negócios nos valores sugeridos, o vetor x que indica os negócios produzidos por cada um dos setores deve satisfazer a equação de Leontief

Onde d é o vetor que representa a demanda de mercado, ou seja, os valores totais de negócios gerados para cada um dos setores.

Assim, teremos o sistema:

Resolvendo esse sistema pelo escalonamento de sua matriz estendida, temos:

De onde obtemos:

Concluímos então que M deve produzir $25.290,32 e L deve produzir $22.580,65.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.