24

Exercícios resolvidos: Algoritmos - Teoria e Prática - 3ª Ed. 2012

Thomas CormenIBSN: 9788535236996

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +6.192

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Nesse exercício vamos mostrar como calcular a transformada discreta de Fourier fazendo a permutação com inversão de bits no fim da função ao invés do começo como é feito no livro.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Podemos considerar a função ITERATIVE-FFT com funcionamento em dois passos: o passo de cópia (linha 1) e o passo de iteração (linhas 4 a 14). Para implementar a transformada inversa, precisamos primeiro inverter o passo de iteração e depois o passo de cópia.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Podemos fazer isso implementando a função INVERSE-INTERATIVE-FFT exatamente como fizemos para o algoritmo de FFT, mas dessa vez criando a versão iterativa de RECURSIVE-FFT-INV.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Concluímos, portanto, que para calcular a transformada discreta de Fourier (DFT) com o algoritmo na ordem inversa, basta implementar o algoritmo iterativo da DFT inversa.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.