-1

Exercícios resolvidos: Análise de Estruturas

R C HibbelerIBSN: 9788581431277

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +202

Passo 1 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para a resolução desta questão serão utilizados os valores mínimos de projeto tabelados de carga permanente e de sobrecargas específicos para edificações e recomendados pela norma ASCE/SEI 7-10 – Minimum Design Loads for Buildings and Other Structures.

Passo 2 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A partir da Tabela 1.3, identifica-se o valor mínimo de projeto da carga permanente relativa ao piso preenchido por concreto convencional:

Passo 3 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Tal carga é distribuída pela espessura da laje. Assim, tendo em mãos a espessura da laje, determina-se o valor da carga distribuída pela área da mesma:

Passo 4 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A área da superfície da laje equivale a:

Passo 5 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Logo, determina-se o valor da força resultante causada pela carga permanente () a partir do produto entre a distribuição da mesma pela área da superfície e o valor da área da laje:

Passo 6 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A partir da Tabela 1.4, identifica-se o valor mínimo da sobrecarga relativa ao uso de ocupação para armazéns ou depósitos (nível pesado – situação mais crítica):

Passo 7 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Tal valor está distribuído sobre a área da superfície da laje. Logo, com o produto entre a sobrecarga e a área da laje, determina-se o valor relativo à força resultante () da mesma:

Passo 8 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto o valor da força resultante da carga permanente () e da sobrecarga () da laje equivale a:

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.