10
Análise Multivariada de Dados - 6ª Edição

Exercícios resolvidos: Análise Multivariada de Dados - 6ª Edição

Joseph F. Hair, Barry J Babin, Ronald Tatham, Rolph Anderson, William BlackIBSN: 9788577804023

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.547

Exercício

Quais são as diferenças entre MANOVA e análise discriminante? Quais situações são mais adequadas a cada técnica multivariada?

Passo 1 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Primeiramente, vamos definir cada técnica.

A análise discriminante múltipla relaciona uma variável dependente do tipo categórica com variáveis independentes métricas. Mais especificamente, essa técnica tem como objetivo construir (discriminar) grupos (podem ser dois ou mais), os quais são obtidos a partir das variáveis explicativas (através de uma estrutura linear (função discriminante) ou, melhor dizendo, uma equação linear). Dada uma nova observação, poderemos discriminar em qual grupo essa observação irá fazer parte, e, daí, realizar previsões sobre essa nova observação.

A análise de Variância Multivariada (utiliza várias variáveis dependentes métricas), mais conhecida como MANOVA, é uma técnica estatística que vai nos permitir, basicamente, a partir de medidas dependentes, realizar testes relacionados a médias de diferentes populações. Mais especificamente, a partir de amostras de dois ou mais grupos, é testado se as médias provenientes de populações diferentes possuem médias iguais. Como o nome dessa técnica sugere, esses testes são realizados a partir de comparações de estimativas independentes para as variâncias das variáveis dependentes.

Passo 2 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora, vamos explicar quais são as diferenças entre a MANOVA e a análise discriminante.

A diferença básica entre essas técnicas são os objetivos e papéis das variáveis:

• Na MANOVA, as variáveis que são dependentes são as variáveis independentes usadas na análise discriminante. E a variável dependente na discriminante é utilizada na MANOVA como a variável independente.

• O objetivo da análise discriminante é relacionar uma única variável dependente (tipo categórica) através de variáveis independentes métricas, que conseguem distinguir grupos de acordo com os valores assumidos pela variável categórica. Já na MANOVA, o objetivo é praticamente o contrário: encontrar grupos que consigam obter diferenças de acordo com os valores assumidos pelas variáveis dependentes (variáveis independentes da discriminante). Vale ressaltar que a MANOVA mantém a característica de avaliar o impacto de cada variável independente separadamente.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.