8
Análise Multivariada de Dados - 6ª Edição

Exercícios resolvidos: Análise Multivariada de Dados - 6ª Edição

Joseph F. Hair, Barry J Babin, Ronald Tatham, Rolph Anderson, William BlackIBSN: 9788577804023

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.527

Exercício

Quais são os estágios básicos na aplicação da análise de agrupamentos?

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos, inicialmente, definir cada estágio:

Estágio 1 – Definir os objetivos: o objetivo geral em uma análise de agrupamentos é dividir um conjunto de objetos (observações) em dois ou mais grupos, tendo por base a similaridade desses objetos com relação a um conjunto de variáveis (características) especificadas. Em seguida, o pesquisador deve definir se vai utilizar esse agrupamento realizado para descrição taxonômica (análise exploratória e atualização de classificação de objetos baseados nas características do agrupamento), para simplificação dos dados (em vez de todas as observações serem vistas como únicas, vamos olhar para os conjuntos dessas observações, que são definidas por suas características) ou identificação de relação entre as observações (obtenção de relações entre objetos que não eram esperadas).

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Estágio 2 – Projeto de pesquisa: nessa etapa, precisamos definir como vamos prosseguir diante de algumas possibilidades – a saber: possíveis observações atípicas podem ser descartadas? Como mediremos a similaridade entre objetos? Vamos padronizar os dados? –. Todas essas questões devem ser levadas em conta antes de começar a análise.

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Estágio 3 – Avaliar as suposições: duas suposições que devemos lembrar nesse tipo de análise são: representatividade da mostra e multicolinearidade. Nós só vamos obter bons agrupamentos se a amostra utilizada para realizar a análise de agrupamento for representativa da população. Também, existe o problema da multicolinearidade, que é termos variáveis (características) que se relacionam fortemente com outras variáveis que estão no processo da análise. Isso será um problema, pois não saberemos o quanto uma variável específica é importante para formação de grupos. O problema ainda piora, porque, em agrupamentos, geralmente, variáveis multicolineares acabam recebendo peso maior.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Estágio 4 – Determinação dos agrupamentos e avaliação do ajuste geral: Nessa etapa, precisamos definir qual algoritmo de agrupamento utilizaremos e, em seguida, definir quantos grupos serão formados. Em seguida, realizamos os agrupamentos, e, feito isso, precisamos realizar uma avaliação do ajuste. Uma das coisas que devemos fazer também é verificar se há observações influentes e decidir o que fazer com elas (para uma discussão sobre isso, leia a solução da Questão 7, Capítulo 4), como, também, o pesquisador deve observar se os grupos formados possuem muita discrepância no sentido de tamanho. Logo, vale investigar se há grupos com poucas observações (apenas uma seria o caso mais atípico) ou grupos com muitas observações, e ver se esses agrupamentos são válidos.,

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Estágio 5 – Interpretação: aqui devemos avaliar cada grupo e interpretar as variáveis que podem representar esse grupo, isto é, devemos rotular os grupos com as características que o definem melhor.

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Estágio 6 – Validação: Nessa última etapa, devemos colocar em prática algumas técnicas para validar de alguma forma o agrupamento realizado.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.