94
Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Exercícios resolvidos: Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Bruce AlbertsIBSN: 9788536320663

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +15.996

Exercício

Todos os receptores envolvidos na sinalização parácrina, sináptica e endócrina têm afinidade muito alta por suas respectivas moléculas sinalizadoras.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Primeiramente, devemos recordar as definições das sinalizações celulares parácrina, endócrina e sináptica.

A sinalização parácrina ocorre entre células vizinhas sem utilizar a circulação para envio do sinal. A sinalização endócrina ocorre entre células distantes utilizando para isso os hormônios carregados pelo sistema circulatório. A sinalização sináptica, por sua vez, atinge longas distâncias através de uma comunicação semelhante à parácrina (comunica células vizinhas); porém a sinalização sináptica ocorre apenas na comunicação entre neurônios e células musculares.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Existem diferenças características na concentração das diferentes moléculas de sinalização. Essas diferenças são refletidas na afinidade do seu respectivo receptor.

Por exemplo, receptores de neurotransmissores têm, geralmente, uma afinidade menor por seu sinalizador do que receptores hormonais.

A combinação de altas concentrações de moléculas sinalizadoras e receptores com baixa afinidade por elas permite a rápida dissociação do sinalizador e, consequentemente, o término da resposta.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, constatamos que a afirmação é falsa.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.