131
Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Exercícios resolvidos: Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Bruce Alberts IBSN: 9788536320663

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

A função da hidrólise de ATP na polimerização de actina é similar à função da hidrólise de GTP na polimerização de tubulina: ambas atuam no enfraquecimento das ligações no polímero e, consequentemente, promovem despolimerização.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos recordar o que é ATP e GTP?

O trifosfato de adenosina (ATP) é um nucleosídeo formado pela base nitrogenada adenosina, uma ribose e três grupos fosfato. O ATP é o principal transportador da energia química nas células. Esta energia é obtida por meio da hidrólise das ligações entre os grupos fosfato formando o difosfato de adenosina (ADP).

O trifosfato de guanosina (GTP), por sua vez, é formado pela base nitrogenada guanina, uma ribose e três grupos fosfato. Assim como no ATP, a hidrólise das ligações entre os grupos fosfato do GTP libera grande quantidade de energia.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Quando ocorre a hidrólise do ATP em filamentos de actina ou do GTP nos microtúbulos, a maior parte da energia é armazenada na estrutura do polímero.

Assim, a energia livre será maior no polímero que contém o ADP (difosfato de adenosina) do que naquele que contém o ATP. Essa mudança no equilíbrio facilita a despolimerização dos filamentos.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, a afirmação é verdadeira.

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Cancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com mais de 5.000 livros
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos