151
Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Exercícios resolvidos: Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Bruce Alberts IBSN: 9788536320663

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

As mulheres possuem 23 cromossomos diferentes, enquanto os homens possuem 24.

Passo 1 de 3

Chamamos de cromossomos o DNA associado às proteínas histonas, que forma a cromatina. Os cromossomos nos seres humanos são encontrados aos pares e, por isso, dizemos que os humanos são organismos diploides.

Os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos. Assim, dizemos que o número diploide de cromossomos é igual a 46 (2n = 46) e haploide é igual a 23 (n = 23). Isso quer dizer que temos dois cromossomos de cada tipo, ou seja, possuímos os cromossomos aos pares, que são divididos em cromossomos autossômicos e sexuais.

Os cromossomos autossômicos são aqueles iguais nos homens e nas mulheres.

Os cromossomos sexuais são os cromossomos relacionados à determinação do sexo.

As mulheres possuem dois cromossomos X, que são iguais, e 22 cromossomos autossômicos. Já os homens, possuem cromossomos sexuais diferentes, um cromossomo X e um cromossomo Y, e os 22 autossômicos.

______________________________________________________________________

Podemos entender, então, que a afirmação está correta, pois se contarmos os 22 cromossomos autossômicos e os dois cromossomos sexuais diferentes dos homens, teremos 24 cromossomos diferentes. Enquanto que as mulheres têm 23 cromossomos diferentes, já que possui dois cromossomos X.

lock Ver solução completa