103
Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Exercícios resolvidos: Biologia Molecular da Célula - 5ª Ed.

Bruce AlbertsIBSN: 9788536320663

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +16.413

Exercício

As mulheres possuem 23 cromossomos diferentes, enquanto os homens possuem 24.

Passo 1 de 3

Chamamos de cromossomos o DNA associado às proteínas histonas, que forma a cromatina. Os cromossomos nos seres humanos são encontrados aos pares e, por isso, dizemos que os humanos são organismos diploides.

Os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos. Assim, dizemos que o número diploide de cromossomos é igual a 46 (2n = 46) e haploide é igual a 23 (n = 23). Isso quer dizer que temos dois cromossomos de cada tipo, ou seja, possuímos os cromossomos aos pares, que são divididos em cromossomos autossômicos e sexuais.

Os cromossomos autossômicos são aqueles iguais nos homens e nas mulheres.

Os cromossomos sexuais são os cromossomos relacionados à determinação do sexo.

As mulheres possuem dois cromossomos X, que são iguais, e 22 cromossomos autossômicos. Já os homens, possuem cromossomos sexuais diferentes, um cromossomo X e um cromossomo Y, e os 22 autossômicos.

______________________________________________________________________

Podemos entender, então, que a afirmação está correta, pois se contarmos os 22 cromossomos autossômicos e os dois cromossomos sexuais diferentes dos homens, teremos 24 cromossomos diferentes. Enquanto que as mulheres têm 23 cromossomos diferentes, já que possui dois cromossomos X.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.