25
Cálculo Vol. 1 - 12ª Ed. 2012

Exercícios resolvidos: Cálculo Vol. 1 - 12ª Ed. 2012

Joel Hass, Maurice D Weir, George B ThomasIBSN: 9788581430867

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +7.082

Exercício

Nos Exercício, utilize um SAC para explorar as integrais para vários valores de p (incluindo valores não inteiros). Para quais valores de p a integral converge? Qual é o valor da integral quando ela converge? Trace o gráfico do integrando para vários valores de p.

Passo 1 de 3

O SAC que usaremos será o Mathematica. Devemos encontrar os valores de p para o qual a integral dada converge. Como para alguns valores de p não está definido em todo o domínio de integração que deseja-se estudar, iremos avaliar a convergência de . Como não estamos interessados no valor principal da integral, mas na convergência dela esses problemas são equivalentes. Para estudar a convergência da integral o seguinte código em Mathematica foi utilizado:

Clear[x,f,p]

p= -2.5;

f[x]:=x^p*Log[Abs[x]]

int=Integrate[f[x],{x,-infinity,infinity}]

lock Ver solução completa

Exercícios resolvidos no Capítulo 8.7

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.