34
Cálculo - Vol. I - 10ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Cálculo - Vol. I - 10ª Ed. 2014

Howard AntonIBSN: 9788582602256

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +6.897

Exercício

Calcule

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, estudaremos a notação de somatório, cuja explicação inicia-se na página 340.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)Vamos resolver o somatório abaixo substituindo os valores de k de 1 a 3, como indicado na notação, e realizar a soma dos resultados:

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)Vamos resolver o somatório abaixo substituindo os valores de j de 2 a 6, como indicado na notação, e realizar a soma dos resultados:

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)Vamos resolver o somatório abaixo substituindo os valores de i de -4 a 1, como indicado na notação, e realizar a soma dos resultados:

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(d)Caro aluno, perceba que, neste caso, n não entra na fórmula do somatório, trata-se de uma constante. Portanto, basta somar a constante tantas vezes quantas forem as etapas de soma (de 0 a 5):

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(e)Vamos resolver o somatório abaixo substituindo os valores de k de 0 a 4, como indicado na notação, e realizar a soma dos resultados:

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(f)Podemos resolver o somatório abaixo substituindo os valores de n de 1 a 6, como indicado na notação, e realizar a soma dos resultados. Perceba que, nesse caso, a soma é nula pois estamos variando o seno em inteiros de :

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.