20
premium

Exercícios resolvidos: Cálculo - Vol. I - 10ª Ed. 2014

Howard AntonIBSN: 9788582602256

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.145

Exercício

(a) Use a Tabela de Integrais para calcular a integral. (b) Se o leitor dispuser de um CAS, use-o para calcular a integral e, então, confirme que o resultado é equivalente ao que foi obtido em (a).

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, vamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre o cálculo de integrais. Iremos resolvê-lo da mesma maneira que o Exemplo 1 do livro texto, que você poderá consultar na página 524!

Como você já sabe, podemos ter integrais com acertos totais, que nada mais é do que uma integral condizer diretamente com uma das integrais das capas. Em outros casos, uma substituição apropriada transformará a integral em um acerto total. Algumas outras integrais ainda requerem um trabalho algébrico (reduções) e substituições especiais para podermos utilizar as integrais das capas.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Você pode consultar as Tabelas de Integrais das Capas. Elas estão disponíveis no começo e no final do livro e nos ajudam nas resoluções de integrais. Elas são muito úteis, pois reduzem os cálculos longos necessários à mão (cálculos que aprendemos em capítulos anteriores, como integrais diretas, substituições, substituições trigonométricas, etc).

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a)Para a integral , temos que:

Ela é semelhante à fórmula 60 da Tabela de Integrais das Capas. Observamos que os valores semelhantes à a e b nos levam à:

.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b)Caso o leitor tenha à disposição um software CAS, inserindo a integral do enunciado diretamente, poderá observar que os resultados são equivalentes.

Exercícios resolvidos no Capítulo 7.6

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.