Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013
premium

Exercícios resolvidos: Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013

Osni Moura RibeiroIBSN: 9788502210899

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +12.476

Passo 1 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para realizar essas atividades teóricas, vamos responder cada item, conforme estudamos no capítulo 1 deste livro. Acompanhe!

Passo 2 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

Por meio de nossos estudos até aqui, sabemos que a contabilidade tem como principal objetivo o controle patrimonial.

Passo 3 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, podemos afirmar que a contabilidade é uma ciência social aplicada, cujo objetivo é estudar as variações em termos de movimentação financeira que afetam o patrimônio de uma empresa.

Passo 4 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Como você teve oportunidade de estudar, o capital social é constituído de um investimento inicial efetuado pelos donos da empresa para que ela possa iniciar suas atividades e manter-se até poder se sustentar. Podemos dizer que ele constitui, portanto, seu patrimônio inicial.

Passo 5 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, o capital social pode ser constituído tanto em dinheiro (espécie), quanto em bens tangíveis (como móveis, cadeiras, computadores, entre outros), ou, ainda, no conjunto dos dois itens.

Passo 6 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

Sabemos que uma empresa precisa comprar bens para uso próprio e para suas instalações, bem como para a revenda.

Mas como este processo funciona? Bem, as compras farão com que a empresa desembolse ou crie obrigações para com seus fornecedores, reduzindo seu patrimônio, efetuando, portanto, pagamentos.

Passo 7 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Em contrapartida, a empresa irá revender suas mercadorias, o que fará com que ela obtenha receitas financeiras ou direitos junto aos seus clientes, aumentando seu patrimônio. Isto gerará recebimentos.

Dessa forma, grave bem: as operações mais comuns são as compras (de mercadorias, por exemplo); as vendas (dessas mercadorias); os recebimentos; e os pagamentos.

Passo 8 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(d)

Vimos que a empresa é uma entidade constituída com base em três fatores: natureza, trabalho e capital. Ela tem como objetivo exercer atividade econômica por meio da produção de bens ou serviços, com a finalidade de obter lucro.

Passo 9 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Então, para responder este item, você deve entender por empresa toda entidade econômico-administrativa que fornece mercadorias ou presta serviços.

Passo 10 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(e)

Uma empresa precisa, além de comprar e vender, fazer outras tantas movimentações para manter-se ativa, certo? Como exemplos destas movimentações, podemos citar a admissão de empregados, a cotação de preço junto a fornecedores, os serviços relacionados a banco (pagamentos e movimentação bancária).

Passo 11 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Existem ainda muitas outras movimentações das quais uma empresa faz uso para sobreviver. As movimentações relacionadas ao patrimônio são conhecidas como gestão.

Passo 12 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(f)

Se partirmos do princípio de que o objetivo da contabilidade é o controle patrimonial, então veremos a necessidade de efetuar este controle.

Passo 13 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, a Escrituração é a técnica utilizada para o lançamento e registro das movimentações do patrimônio, de acordo com os respectivos livros de registro.

Passo 14 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(g)

Sabemos que as empresas fazem movimentações diárias que alteram o seu patrimônio, como compras, vendas, pagamentos e recebimentos.

Passo 15 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desta forma, a Escrituração é iniciada com o livro diário, no qual os registros são feitos diariamente. Cada registro deve ser feito a partir da documentação comprobatória das movimentações efetuadas.

Passo 16 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(h)

Sabemos que todos os registros contábeis devem ser amparados por documentos que deem embasamento e confirmem as transações ocorridas.

Passo 17 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, os documentos normalmente usados como suporte para registros contábeis são as notas fiscais, seja de entrada, saída ou de serviços prestados por terceiros. Mas o que isso quer dizer na prática? Bem, contas como de água e telefone, contratos e recibos são exemplos destes documentos.

Passo 18 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(i)

Aqui você precisa ficar atento, pois a terminologia contábil confunde-se, muitas vezes, com a língua portuguesa. Como isto acontece? Bem, há termos que estão presentes em ambas, no entanto, com significados diferentes.

Passo 19 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Alguns termos causam grande confusão entre os alunos de Ciências Contábeis. Quer um exemplo? Pois bem: o débito e o crédito são palavras que possuem significados diferentes quando utilizadas no cotidiano e em termos contábeis. Quando utilizados na contabilidade, sua significação varia entre uma situação positiva ou negativa.

Passo 20 de 20keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Além destes, outros termos utilizados são: nota fiscal, mercadorias, fornecedores, direitos, obrigações, patrimônio, clientes e fornecedores, por exemplo.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.