50
Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013

Exercícios resolvidos: Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013

Osni Moura Ribeiro IBSN: 9788502210899

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, vamos realizar mais um cálculo para encontrar o resultado final se terá lucro ou prejuízo em relação ao movimento das mercadorias. Acompanhe!

Passo 2 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Temos que:

Passo 3 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora, vamos calcular o resultado conta mercadoria que demonstra a diferença entre o valor de vendas de o custo de mercadoria, ou seja, sobre o valor da receita de vendas, reconhecemos a despesa com esta venda, o custo do produto, veja:

Passo 4 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Aqui, contabilizaremos os valores em livro diário. Para encontrar o CMV temos que transferir o valor das contas existentes. Veja como fica:

1) CMV

a Estoque de Mercadorias

Transferência que se processa da segunda para a primeira para apuração do Resultado bruto .......................................................................................................................... 18.000

Passo 5 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

2) CMV

a Compras de mercadorias

Transferência que se processa da segunda para a primeira para apuração do Resultado bruto ......................................................................................................................... 22.000.

Passo 6 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

3) Estoque de mercadorias

a CMV

Estoque Final ............................................................................................................. 5.000.

Passo 7 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

4) Venda de mercadorias

a Resultado da Conta Mercadorias

Transferência que se processa da segunda para a primeira para apuração do Resultado bruto ......................................................................................................................... 29.000.

Passo 8 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

5) RCM

a CMV

Transferência que se processa da segunda para a primeira para apuração do Resultado bruto ......................................................................................................................... 35.000.

Passo 9 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

6) RCM

a Prejuízo sobre vendas

Prejuízo bruto apurado ............................................................................................... 6.000.

Passo 10 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Veja que as contas de estoques são transferidas para calcular o resultado. Obtemos prejuízo porque o custo da mercadoria, seu resultado, foi maior que a receita, portanto, obtivemos prejuízo.

Passo 11 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Em Razonete:

Imagem 2

Imagem 4

Numeramos de acordo com o lançamento em livro diário. O resultado é o mesmo de quando calculamos de forma Extra Contábil. Entretanto, na contabilidade, temos que demonstrar cada passo para transferência das contas e obtenção do resultado. Lembre-se disso!

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos