34
Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013

Exercícios resolvidos: Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013

Osni Moura RibeiroIBSN: 9788502210899

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +16.430

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Devemos nos lembrar que a maioria dos planejamentos financeiros das empresas brasileiras, não levam em conta dois itens importantes: a depreciação e a amortização.

Além deste a questão básica de diferenciá-los que é pauta recorrente no meio acadêmico: o que pode? E o deve ser amortizado e /ou depreciado.

Você deve ter percebido que é muito comum que o empresário se veja nessa dúvida quanto adquire bens para instalações, construções, reformas, equipamentos e no momento de investir em recursos tecnológicos, que propiciará mais tarde redução de custos operacionais, pois na maioria das vezes possui recursos disponíveis para isso e não se recorda de que todos os bens adquiridos um dia precisarão ser substituídos por novos.

Em verdade te digo: necessário compreender o antes, o conceito, entender que todo e qualquer bem que gere benefícios no futuro, estará relacionado ao ATIVO, já aquele que não participa dessa geração não pode ser entendido como ativo e sim deverá ser classificado com DESPESA ou GASTO.

Perceba que somente serão mais bem compreendidos os conceitos de amortização e depreciação quando entender melhor o conceito de ATIVO IMOBILIZADO, ou seja aquele que possui natureza permanente e que será de uso da operação fim da empresa, mas não se envolverá na venda do produto final, lembrando somente que o mesmo bem poderá ser considerado ativo imobilizado em uma empresa e em outra empresa não necessariamente.

Pegando esse gancho, podemos entender o que depreciar ou amortizar e como podemos fazer isso.

Chamamos de bens tangíveis aqueles que podemos tocar, ou seja podem sofrer Depreciação. Podemos exemplificar: instalações, ferramental, maquinários e outros. Os bens intangíveis são abstratos, jamais poderão ser tocados, sofrerão apenas amortização. A exemplo: dos direitos autorias, patentes e outros.

Veja bem, senão prestarmos bastante atenção, podemos confundir facilmente.

Agora vamos ao passo a passo!

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A receita federal estabelece anualmente as taxas fixas de depreciação de bens, de acordo com o tempo de utilização. Ela pode ser normal ou ainda ser depreciada aceleradamente. Apesar de serem parecidos, ambos possuem formas diferentes de cálculos. Na depreciação importante calcular juntamente o custo de manutenção, assim como reformas podem aumentar sua vida útil também devem ser consideradas e assim adicionadas ao valor, sendo passível de recalculo muitas vezes, devido a falta de informações no momento da contabilização.

Considerando todas as informações apresentadas, podemos reconhecer que as alternativas abaixo são verdadeiras ou falsas conforme seguem:

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(F) Da conta Veículos no Balanço Patrimonial, serão deduzidas as amortizações.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(F) A conta Moveis e Utensílios, no Balanço Patrimonial, será adicionada às Depreciações.

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(V) Da conta Moveis e Utensílios, no Balanço Patrimonial, são deduzidas as Depreciações.

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(V) Do grupo Patrimônio Liquido serão deduzidos os Prejuízos Acumulados e as ações em tesouraria.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.