0

Exercícios resolvidos: Contabilidade Comercial Fácil - 18ª Ed. 2013

Osni Moura RibeiroIBSN: 9788502212701

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +795

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos iniciar os exercicios do capítulo do livro praticando o lançamento no livro diário, nos razonetes e efetuando o balancete. É importante que voce tenha estudado os itens 1.1 e 1.2 do livro-texto para entender como lançar crédito e débito. Cada item será numerado tanto no lançamento bem como no razonete para que possamos acompanhar o seguimento de cada registro. Vamos exercitar nessa série de três exercícios práticos.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

1.

Caixa

a Capital

Investimento para início de atividades conf. registro ............................................. 1.000

Veja que o livro diário indica primeiro onde a conta é debitada, neste caso onde o dinheiro foi depositado, e a letra “a” de onde veio o recurso que no item é do capital. Em razonete temos:

Imagem 5

Veja que pelo razonete fica mais fácil visualizar a entrada e saída de recursos, ou na linguagem contábil o débito e o crédito. É criado um razonete para cada conta, logo um mesmo razonete pode ter vários lançamentos, por isso a numeração, para facilitar a localização daquele registro. Sempre que ocorrer um débito também terá um crédito para fechar a equação contábil.

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

2.

Agora temos compra de móveis que serão usados na empresa, sendo que o pagamento foi feito em dinheiro.

Móveis

a Caixa

Compra de móveis para uso, conf. Nf. 71 de J.A S/A .............................................. 300

Em razonete:

Imagem 6

Observe que a conta caixa já tinha o lançamento do registro anterior, então apenas continuamos anotando os fatos para que ao final possamos calcular o saldo dessa e demais contas utilizadas.

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

3.

Vamos fazer mais uma retirada do caixa, dessa vez para pagar uma despesa. Despesas não aumentam o ativo da empresa, pois não são compra de bens, mas são gastos necessários ao funcionamento das atividades.

Despesa com aluguel

a Caixa

Pagamento de aluguel a vista conf. recibo n.1 .......................................................... 100

Que em razonete:

Imagem 7

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

4.

Temos a compra de um terreno que pode ser lançada na conta Imóveis. Nesta compra, a empresa adquire um bem, mas não desembolsa dinheiro no momento da compra. O valor será pago em data futura acordado no momento da transação.

Imóveis

a Nota promissória a pagar

Compra de um terreno com emissão de nota promissória de Rui Mendes conf. escritura .......................................................................................................................... 800

Imagem 14

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora nós vamos fazer o balancete que é a verificação de saldo de cada conta e conferência dos lançamentos em débito e crédito.

Nossos razonetes ficaram da seguinte maneira:

Imagem 17

Imagem 18

Veja que somamos o lado do crédito da conta caixa para que possamos calcular seu saldo.

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora elaboramos o balancete que mostra todos os débitos e créditos de cada conta e ao final o saldo deles, que tem que ter a mesma somatória, veja:

Imagem 19

Veja que no primeiro quadro de movimento após anotar todos os créditos e débitos, vimos que o total de movimentação foi de 2.200.

Depois o saldo de cada conta após entrada e saída de recursos, também com o mesmo saldo do lado credor e devedor de 1.800.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.