1

Exercícios resolvidos: Contabilidade Comercial Fácil - 18ª Ed. 2013

Osni Moura Ribeiro IBSN: 9788502212701

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos fazer uma série de três exercícios que irão trabalhar as formas de lançamento por conta mista, inventário periódico e permanente. São seis eventos que ocorrem na empresa e os lançamento serão registrados de acordo com o método escolhido. Então, mãos a obra!

Passo 2 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para conta mista de mercadorias, teremos o seguinte:

(1)

Temos o lançamento de uma compra que foi paga à vista, um registro simples, que envolve apenas duas contas:

Mercadorias

a Caixa

NF nº800 Atacadão S/A ............................................................................................ 15.000

Lembre-se de que, nos registros contábeis, devem constar as informações que facilitem a identificação como nota fiscal e nome do fornecedor.

Passo 3 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(2)

Neste lançamento, temos que destacar algo que ocorreu anteriormente em uma compra, que é a devolução de uma compra. Então:

Caixa

a Mercadorias

Devolução de parte da compra efetuada do fornecedor Atacadão conforme NF 4.321 ...................................................................................................................................... 2.000

Passo 4 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(3)

Os abatimentos também são registrados na própria conta de mercadorias e lançada a devolução de dinheiro ao caixa visto que a compra foi feita à vista.

Caixa

a Mercadorias

Abatimento obtido por avarias referente a compra da NF.800 ...................................... 500

Passo 5 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(4)

A conta mista não utiliza uma conta própria para registro dos fretes e seguros, estes são registrados na conta de mercadorias e a forma de pagamento escolhida. Neste caso, foi feito em cheque. Logo, o credor da operação é a conta Banco.

Mercadorias

a Banco

Pagamento da NF. 321 da transportadora Pássaro Marrom referente a fretes e seguros ...................................................................................................................................... 1.000

Passo 6 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(5)

A conta mista também não contabiliza o desconto concedido em vendas, devendo constar, então, na descrição do lançamento, mas nada impede que seja contabilizado,. Veja como fica:

Diversos

a Mercadorias

NF.444 como segue:

Caixa

Valor liquido da nota ................................................................................................ 40.000

Desconto incondicional concedido ............................................................. 2.000 42.000

Passo 7 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(6)

O abatimento na conta mista é feito diretamente na conta mercadorias e na conta que recebeu o dinheiro. Como a venda foi à vista, o valor é retirado do caixa. Dessa forma, teremos o seguinte:

Mercadorias

a Caixa

a Batista Ltda. Abatimento concedido referente a NF 444 ........................................ 1.000

Passo 8 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(7)

Agora iremos contabilizar uma devolução de parte de uma venda. O valor foi restituído em dinheiro; logo, sairá do caixa. Portanto:

Mercadorias

a Caixa

Devolução de vendas recebidas do cliente Batista referente a parte de nossa NF 560................................................................................................................................ 7.800

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Cancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com mais de 5.000 livros
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos