2
Contabilidade Comercial Fácil - 18ª Ed. 2013

Exercícios resolvidos: Contabilidade Comercial Fácil - 18ª Ed. 2013

Osni Moura Ribeiro IBSN: 9788502212701

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Nesse exercício, vamos colocar em prática o que aprendemos no Capítulo 5, do nosso livro, quando estudamos sobre o grupo de Investimentos do Ativo Não Circulante. Acompanhe!

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

1)

No primeiro lançamento solicitado, a empresa Rio das Flores S.A. subscreveu 5% do capital da Companhia Campinas S.A., no valor de R$ 20.000.

Com base nessa informação, podemos determinar que o investimento correspondente a 5% do capital da investida não corresponde à um investimento em coligada ou controlada. Sendo assim, podemos utilizar a conta do grupo Investimento que representa a participação em outras empresas.

Vamos aos lançamentos.

Imagem 4

Atenção! Quando ocorre uma subscrição de ações, debitamos a conta representativa do investimento no grupo Investimentos e se creditamos a conta Subscrição de Ações.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

2)

No segundo lançamento, vamos realizar a integralização das ações. Me acompanhe.

Imagem 3

Atenção! Para realizarmos a integralização das ações, devemos debitar a conta Subscrição de Ações, que havíamos creditado quando o capital foi subscrito, e creditar o Banco Conta Movimento, que deu origem ao valor utilizado para adquirir o investimento.