3

Exercícios resolvidos: Contabilidade Geral - Teoria e Mais de 1.000 Questões - 13ª Ed. - 2013

Ed Luiz FerrariIBSN: 9788576266983

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +6.039

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Solução:

O Lucro bruto está relacionado diretamente com as mercadorias, produtos ou prestação de serviços. O resultado do lucro bruto é a receita líquida de vendas ou serviços prestados menos os custos auferidos.

A receita líquida é apurada pela receita bruta menos as devoluções, cancelamento de vendas, impostos sobre as vendas e descontos concedidos incondicionalmente.

No caso acima, a receita bruta seria: $4.700.

Para a receita líquida, vamos considerar as devoluções de vendas e os impostos. Receita Líquida = 4.700-400-600=3.700.

Os fretes sobre as vendas são contabilizados como despesas comerciais e os fretes sobre as compras fazem parte dos custos das mercadorias.

O custo da mercadoria vendida é composto pelas mercadorias já existentes no início do período, somadas às compras e subtraído as mercadorias restantes na apuração final do exercício. Portanto, CMV = Estoque inicial + compras – estoque final.

O valor das compras deve conter não só o custo da mercadoria, mas outros custos tais como seguros, fretes, embalagem, armazenagem, dentre outros. As devoluções das compras devem ser descontadas dos valores dos custos.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Então, CMV = 500 + 1.200 – 100 = 1.600, soma-se ao custo de compras e estoque os custos com frete sobre compras, devolução de compras e abatimento sobre compras: 100+170+30 = 300, portanto, CMV – 1.900.

Lucro Bruto = RL – CMV

LB = 3.700 – 1.900=1.800

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Resposta correta, letra a.

Exercícios resolvidos no Capítulo 9

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.