2

Exercícios resolvidos: Contabilidade Introdutória - Livro de Exercícios - 11ª Ed. 2011

Sergio IudícibusIBSN: 9788522462780

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.486

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O exercício apresenta os saldos das contas contábeis da Cia. Tyme em 31-12-X3, os quais você deverá analisar, realizar a apuração do exercício, a distribuição de lucros e o Balanço Patrimonial da entidade.

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a)

Você deverá efetuar, por meio de razonetes, as partidas dobradas referente ao encerramento das contas de resultado. Você também deverá levar em consideração que o Imposto de Renda e Contribuição Social equivalem a 30% do lucro apurado no exercício e desconsiderando adições e exclusões. Para evidenciar os lançamentos de apuração, você poderá enumerá-los.

Imagem 10

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b)

Você deverá distribuir o lucro entre as contas de Reserva Legal, Reserva Estatutária e Dividendos nos percentuais indicados. Para essa distribuição você deve considerar que para as sociedades por ações, após a distribuição de lucros, a conta de Lucros Acumulados não deve apresentar saldo positivo, ou seja, todo o resultado deve ser distribuído; caso venha a restar algum saldo, o mesmo deve ser apresentado na conta Dividendos Propostos localizada no Patrimônio Líquido.

Imagem 11

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c)

Com o encerramento e as distribuições do lucro, você deve realizar o Balanço Patrimonial.

Imagem 1

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.