2

Exercícios resolvidos: Contabilidade Introdutória - Livro de Exercícios - 11ª Ed. 2011

Sergio IudícibusIBSN: 9788522462780

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.538

Passo 1 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O exercício apresenta o balancete patrimonial da CBA S.A e alguns acontecimentos que ocorreram ao longo do mês posterior a data do balancete, a partir disso você terá que apresentar o razão, o lançamento das operações e um novo balancete de verificação.

Passo 2 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A primeira operação realizada, em novembro, foi uma venda à vista de um veículo comprado por 1.200 e estava depreciado até outubro em 700, sendo vendido por 400.

Passo 3 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Nesta operação terá de apresentar o lançamento da receita pela venda, no valor de 400, a ser lançada em crédito na conta de “resultado da venda de veículo” e, em contrapartida, em débito na conta caixa. Além de outros dois lançamentos, o da baixa do veículo a ser lançado a débito na conta “resultado da venda de veículo” e a crédito na conta de veículos e, por último, o lançamento da baixa da depreciação, a crédito na conta “resultado da venda de veículo” e a débito na conta de depreciação acumulada.

Passo 4 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A segunda operação do mês foi uma subscrição e integralização de Capital Social no valor de 3.000, sendo 1.500 em dinheiro e 1.500 em mercadorias.

Passo 5 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Essa movimentação dará origem a um lançamento em que será creditado o Capital Social em 3.000 e, em contrapartida, debitado caixa e mercadorias (estoque), ambos em 1.500.

Passo 6 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A movimentação do dia 4 é a incorporação das reservas de capital para Capital Social no valor de 500, que irá gerar um lançamento a débito em reservas de capital, em contrapartida, a crédito em Capital Social.

Passo 7 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A última movimentação do mês foi o pagamento de dividendos propostos em período anterior e que estavam no passivo, no valor de 500, gerando uma saída no caixa (crédito) e a baixa dos dividendos a pagar do passivo, a débito.

Passo 8 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O razão evidencia a movimentação de cada conta durante um período.

Conforme as informações evidenciadas anteriormente, deve-se partir para o lançamento das operações nos razonetes.

Passo 9 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, os saldos iniciais serão representados por asteriscos e os lançamentos serão referenciados com o número de acordo ao dia a que se referem.

Passo 10 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Os razonetes ficam da seguinte forma:

Passo 11 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A partir dos saldos apresentados nos razonetes você deve construir o novo balancete de verificação.

O novo balancete é:

Imagem 8

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.