2

Exercícios resolvidos: Contabilidade Introdutória - Livro de Exercícios - 11ª Ed. 2011

Sergio IudícibusIBSN: 9788522462780

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.552

Passo 1 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A análise das demonstrações contábeis consiste da interpretação de índices calculados com base nos dados das demonstrações contábeis, que fornecem informações sobre a situação presente e indicativos da situação futura da organização.

Passo 2 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

1.

Os índices de liquidez tem como objetivo demonstrar a capacidade que a empresa possui (ou não) de pagar as suas dívidas.

Passo 3 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A liquidez corrente indica a capacidade que a empresa tem de pagar os seus passivos circulantes utilizando os seus ativos circulantes, sendo calculado pela razão entre ativo circulante e passivo circulante.

Passo 4 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A liquidez seca possui a mesma forma de cálculo da liquidez corrente, no entanto, na utilização do ativo circulante, deve-se retirar os estoques, já que estes possuem uma liquidez diferente das dos outros ativos da organização.

Passo 5 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A liquidez imediata demonstra a capacidade que a empresa possui, com base nas suas disponibilidades, de arcar com seus compromissos de curto prazo, sendo calculado pela razão entre as disponibilidades (caixa, bancos e outros) e passivo circulante.

Passo 6 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para calcular estes índices você vai precisar do valor do ativo circulante (500.000), do ativo circulante diminuído do estoque (350.000), das disponibilidades (50.000) e do passivo circulante (200.000).

Passo 7 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sendo assim, o resultado é:

Imagem 3

Passo 8 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

2.

O quociente de imobilização de capital evidencia a proporção do Patrimônio Líquido que está imobilizada na organização, sendo calculado pela razão entre o ativo imobilizado e o patrimônio líquido.

Passo 9 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para calcular este índice você irá precisar dos valores de ativo imobilizado (350.000) e do patrimônio líquido (650.000).

Passo 10 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sendo assim, o resultado é:

Imagem 4

Passo 11 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

3.

O quociente de solvência indica a capacidade que a empresa possui de cobrir todas as duas dívidas de curto e longo prazo utilizando o ativo circulante e ativo imobilizado, sendo calculado portanto pela razão entre a soma do ativo circulante e o ativo imobilizado e o passivo total, sendo a soma do passivo circulante e não circulante.

Passo 12 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para calcular este índice você irá precisar dos valores do ativo circulante (500.000), do ativo imobilizado (350.000), do passivo circulante (200.000) e do passivo não circulante (50.000).

Passo 13 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sendo assim, o resultado é:

Imagem 10

Passo 14 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

4.

Os índices de rentabilidade evidenciam a capacidade de geração de lucros em função do capital investido.

Passo 15 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A margem de lucro bruto indica o quanto foi obtido de lucro bruto em relação as vendas, já a margem de lucro líquido mede a quantidade de lucro líquido em relação as vendas.

Passo 16 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A rentabilidade em relação a participação dos sócios mede a quantidade de lucro líquido obtida em relação ao valor do Patrimônio Líquido e o rendimento do capital nominal mede a quantidade de lucro líquido gerada em relação ao capital social.

Passo 17 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para calcular estes índices você vai precisar do valor do lucro bruto (300.000), do lucro líquido (100.000), das vendas (900.000), do patrimônio líquido (650.000) e do capital social (500.000).

Passo 18 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sendo assim, o resultado é:

Imagem 8

Passo 19 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

5.

O índice de rotação do estoque tem como objetivo evidenciar o quanto o estoque girou durante o exercício social da organização.

Passo 20 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Este índice é calculado pela razão entre o custo das mercadorias vendidas no período e o estoque médio, ou seja, a média entre o estoque final e o estoque inicial.

Passo 21 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para calcular este índice você irá precisar dos valores do estoque inicial e do estoque final, para calcular o estoque médio, no entanto, neste exercício será utilizado o valor do estoque final (150.000) como se fosse o estoque médio, pois não há informação. Além disso, você precisa também do valor do custo das mercadorias vendidas (600.000).

Passo 22 de 22keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sendo assim, o resultado é:

Imagem 11

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.