Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional -  7º Edição
premium

Exercícios resolvidos: Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional - 7º Edição

Roger PressmanIBSN: 9788563308337

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.123

Exercício

Cite pelo menos cinco outros exemplos de como a lei das consequências não intencionais se aplica ao software.

Passo 1 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para respondermos tal questão, devemos entender que na concepção e evolução do software, o mesmo não teve uma previsão da indispensabilidade em quase todas as áreas do conhecimento, mas suas consequências ao longo do tempo se tornaram de grande relevância para as demais tecnologias e contribuindo para a evolução e desenvolvimento da humanidade.

Passo 2 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Após esse entendimento, podemos citar cinco exemplos de como essa lei se aplica ao software:

(1) Os sistemas estão cada vez mais sendo controlados por softwares nas mais diversas áreas (softwares incorporados em sistemas embarcados em transporte público e privados, softwares incorporados em sistemas médicos hospitalares, militar, industrial etc.), são chamados softwares de aplicação científica e de engenharia.

(2) Softwares de negócios ou softwares de aplicação, em que solucionam as mais diversas necessidades específicas dos negócios. Como os sistemas Integrados de Gestão Empresarial e os sistemas de inteligência nos negócios para as tomadas de decisão nos diversos níveis das organizações.

(3) Softwares que atendem outros softwares (softwares de sistemas), um conjunto de programas (softwares) como compiladores, editores, processadores e utilitários diversos que atendem sistemas operacionais.

(4) O hardware em suas diversas áreas da tecnologia teve a necessidade de evoluir em paralelo com a evolução do software. Servidores, processadores, memórias, unidades de armazenamento e periféricos evoluíram, e vice-versa, com a necessidade de evolução dos sistemas computacionais. Muitos softwares estão embutidos em sistemas eletrônicos para controlar características e funções para os usuários finais e para o próprio sistema.

(5) Os softwares em ambiente da internet estão sendo arquitetados como mecanismo computacional ou como provedor de conteúdo sendo utilizados desde aplicações de negócios até aplicações simples para usuários finais.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.