15
Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Exercícios resolvidos: Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Gene Mosca, Paul Allen TiplerIBSN: 9788521617105

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +8.691

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Um corpo com massa possui a propriedade de atrair outro corpo de massa qualquer, como por exemplo, a Terra atrai você com sentido e direção ao centro gravitacional terrestre com aceleração aproximada de ao nível do mar. Por isso chamamos a massa de massa gravitacional.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Este mesmo corpo de massa também possui a propriedade de resistir ao sentido de qualquer movimento. Um exemplo disto – é mais fácil empurrar uma bicicleta estacionada ou um caminhão-baú carregado de carne parado na rua?

É óbvio que é muito mais fácil empurrar uma bicicleta, pois possui a menor massa dentre os dois. Também é válido dizer que possui a menor resistência ao esforço de nosso empurrão. A esta resistência em mover-se, ou a tendência em estar em repouso ou em movimento, chamamos de inércia. Já a massa relativa à inércia, chamamos de massa inercial.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Logo, apesar de tanto a massa inercial como a gravitacional serem experimentalmente proporcionais, pois todos os corpos caem com a mesma aceleração, desconsiderada a resistência do ar em nossa atmosfera, independentemente de sua forma, textura, odor ou composição química, são diferenciadas conforme sua propriedade – atrativa (gravitacional) ou resistiva (inercial).

Observação:

Um ponto a destacar, reescrevendo o que diz no último parágrafo da seção “Massa Gravitacional e Massa Inercial” na página 380: “A equivalência das massas gravitacional e inercial é o fundamento da teoria geral da relatividade de Einstein.

Navegar por capítulo

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.