16
Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Exercícios resolvidos: Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Gene Mosca, Paul Allen TiplerIBSN: 9788521617105

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +8.867

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora, iremos descobrir de que forma a pressão absoluta responde à duplicação da pressão manométrica. Para isso, devemos partir da relação entre a pressão absoluta e a pressão manométrica , dada por:

Em que () é a pressão atmosférica.

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Antes de dobrarmos a pressão manométrica, devemos isolá-la, para que depois fique mais fácil visualizarmos o momento em que ela se fará necessária:

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Se retomarmos a equação , podemos duplicar a pressão manométrica conforme proposto, e vamos obter:

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Então, podemos substituir a pressão manométrica da equação em :

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desse modo, podemos concluir com base na dedução da equação e analisando as respostas propostas que:

a) A nova pressão absoluta pode ser a metade, caso a pressão absoluta inicial seja igual à pressão atmosférica. Portanto, chegamos à conclusão que não é sempre verdade que será a metade de seu valor inicial .

b) A nova pressão absoluta jamais será o dobro da pressão absoluta inicial . Percebemos isso porque em teremos sempre o dobro de pressão absoluta inicial , decrescida do valor da pressão atmosférica .

c) Para qualquer valor de real (trata-se de uma grandeza física relativa a um fenômeno real) e diferente de zero, notaremos que sempre haverá diferença entre e .

d) Se seguirmos a mesma linha de raciocínio da avaliação do item (b), concluiremos que não podemos ter um acréscimo superior ao fator de 2.

e) Portanto, se considerarmos as avaliações dos itens (b) e (d), saberemos que o novo valor será sempre inferior ao dobro de. Desse modo, chegamos à conclusão que a resposta correta é (e).

Navegar por capítulo

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.