16
Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Exercícios resolvidos: Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Gene Mosca, Paul Allen TiplerIBSN: 9788521617105

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +8.855

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

Ao pressionarmos uma garrafa, a força é transmitida igualmente através do fluido. Neste capítulo, você aprendeu que como a pressão é diretamente proporcional à força, a bolha de ar do mergulhador cartesiano será pressionada, forçando-a a uma redução em seu volume.

Observe!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Segundo o conceito de empuxo estabelecido por Arquimedes, descrito a seguir:

......(1)

Veja que é o volume do fluido deslocado, e é sua densidade.

Vamos ver então que a redução no volume da bolha desloca um volume menor de fluido, reduz a força de empuxo que atua no mergulhador, e faz com que o mergulhador afunde.

Acompanhe!

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Atente-se para o fato de que o submarino admitir a água em seus compartimentos eleva seu peso. Veja que uma vez que o submarino está completamente submerso, o volume de água deslocado torna-se constante, e conforme você observar a equação (1), seu empuxo também.

Veja ainda o fato de que como a força peso do submarino só aumenta na admissão de água, essa supera o empuxo que se tornou constante, e a embarcação consegue afundar.

Continuando...

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

Perceba que ao se encher a caixa torácica de ar, aumenta-se o volume do corpo, com uma variação pequena de massa. Isso significa, em termos gerais, tornar-se menos denso. Da mesma forma, ao expirarmos reduzimos o volume do corpo, para uma alteração muito pequena de massa, e nos tornamos mais densos.

Tenha em mente que como objetos mais densos flutuam menos na superfície, e os menos densos flutuam mais, a respiração promove a oscilação observada.

Muito bom!

Navegar por capítulo

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.